SóProvas


ID
4080187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma delegação eficaz adota, geralmente, os seguintes passos: definir o objetivo sucintamente; selecionar a pessoa para a tarefa; solicitar as opiniões do subordinado acerca das abordagens sugeridas; dar ao subordinado autoridade, tempo e demais recursos para desempenhar a atribuição; agendar os pontos de checagem para monitoração do progresso; e fazer, em intervalos apropriados, acompanhamentos por meio de discussão sobre progressos. Tais etapas podem ser entendidas como exemplo de

Alternativas
Comentários
  •  delegação é a atribuição a um subordinado da responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa. O ato de delegar é sempre exercido por uma autoridade, ou seja, por um superior do colaborador escolhido para receber a missão.

    No processo de delegação administrativa, podemos identificar quatro etapas/procedimentos:

    A primeira corresponde à definição de metas, ou seja, a autoridade determina e comunica com clareza o que espera de quem recebeu a delegação.

    A segunda etapa é a delegação da permissão para agir, que é o momento em que o líder concede a seu subordinado a autoridade para praticar os atos necessários para cumprir as metas, incluindo assumir compromissos e empregar recursos.

    Posteriormente, ocorre a obrigação de executar. Ela corresponde à ação do subordinado, que deverá assumir a responsabilidade de cumprir as tarefas que lhe foram delegadas da melhor forma possível. Cabe a ele também prestar contas dos resultados.

    Por fim, a delegação cria a obrigação de avaliar a execução da tarefa, cuja responsabilidade é da autoridade que a delegou. A autoridade deve acompanhar o andamento da execução da tarefa, cobrando a prestação de contas, e avaliar os resultado.

  • Procedimento: prescreve a sequência cronológica de tarefas específicas, e são modos pelos quais os programas deverão ser executados.

    @sonhadora_militar