SóProvas


ID
4081558
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Antônio Olinto - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Desmatamento pode elevar temperatura na Amazônia em 1,45°C


    Se o desmatamento na Amazônia continuar no ritmo atual, a perda da floresta pode levar, até 2050, a um aumento médio da temperatura da região de 1,45°C, o que, além de afetar a biodiversidade local, poderá ter impactos econômicos e sociais, incluindo o aumento da ocorrência de algumas doenças infecciosas e da demanda por energia elétrica e água.
    Além disso, haverá redução na produtividade de cultivos. O alerta está em um estudo publicado na revista PLoS ONE por pesquisadores da Universidade Estadual do Rio (Uerj), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.
    O grupo analisou o impacto já sentido da retirada da cobertura vegetal na reflexão da luz solar e na capacidade de evapotranspiração da floresta (perda de água do solo por evaporação e da planta por transpiração) sobre a temperatura do solo em regiões tropicais e o que pode ocorrer no futuro na Amazônia.
    De acordo com o trabalho, o desmatamento já promoveu, em áreas tropicais da Terra, um aumento de 0,38°C entre 2000 e 2010. Mas esse valor é uma média para todas as regiões, considerando um desmatamento também médio para essas de 26% no período. A maioria das áreas analisadas (67%) sofreu menos de 20% de desmatamento. Onde a perda florestal foi mais intensa, o aquecimento observado também é maior.
    “Quando olhamos áreas tropicais que _________ taxas maiores de desmatamento, o aumento de temperatura foi muito maior. Por exemplo, em áreas que perderam 50% de sua cobertura florestal, o aumento médio _________ de 1,08°C. Em áreas com 100% de desmatamento, o aumento pode chegar a quase 2°C. Isso provavelmente ocorreu em áreas ao longo do arco do desmatamento da Amazônia”, disse o ecólogo Jayme Prevedello, da Uerj – o primeiro autor do trabalho.
    O pesquisador explica que esses valores de aquecimento são uma média entre as temperaturas diurna e noturna. “Se considerarmos apenas a temperatura durante o dia, os aumentos são ainda mais dramáticos. Na média, o aumento foi 0,87°C. Para locais com 50% de desmatamento, foi de 1,7°C, e para 100% de desmatamento, foi de 3°C em média, podendo chegar a 5,1°C”, afirma.

https://exame.abril.com.br... - adaptado.

De acordo com o texto, analisar os itens abaixo:

I. Além do impacto à biodiversidade local, o aumento da temperatura poderá afetar economicamente.
II. O aumento de temperatura local está ligado às taxas de desmatamento. Sendo assim, locais que tiveram uma maior taxa de desmatamento sofreram com um aumento maior da temperatura.

Alternativas
Comentários
  • n precisa nem ler o texto
  • Questão fácil, se ler o texto é possível perceber com facilidade que os dois itens estão corretos.

  • A questão é de interpretação de texto e quer que analisemos os itens abaixo. Vejamos:

    .

    I. Além do impacto à biodiversidade local, o aumento da temperatura poderá afetar economicamente. 

    Certo. É o que traz o texto.

    Texto: " Se o desmatamento na Amazônia continuar no ritmo atual, a perda da floresta pode levar, até 2050, a um aumento médio da temperatura da região de 1,45°C, o que, além de afetar a biodiversidade local, poderá ter impactos econômicos e sociais, incluindo o aumento da ocorrência de algumas doenças infecciosas e da demanda por energia elétrica e água."

    .

    II. O aumento de temperatura local está ligado às taxas de desmatamento. Sendo assim, locais que tiveram uma maior taxa de desmatamento sofreram com um aumento maior da temperatura.

    Certo. De acordo com o texto, quanto maior o desmatamento, maior o aumento da temperatura.

    Texto: "Para locais com 50% de desmatamento, [o aumento da temperatura] foi de 1,7°C, e para 100% de desmatamento, [o aumento da temperatura] foi de 3°C em média, podendo chegar a 5,1°C".

    .

    Gabarito: Letra A