Gab. D
A conferência quantitativa/qualitativa faz parte da etapa intermediária do recebimento.
Etapas intermediárias
• Conferência qualitativa: verificação de se as especificações técnicas do objeto entregue estão de acordo com as solicitadas pelo setor de compras (dimensões, marcas, modelos etc.).
• Conferência quantitativa: verificação se a quantidade declarada pelo fornecedor na nota fiscal corresponde àquela efetivamente entregue.
Fonte: ENAP, Apostila de Administração de Materiais
A questão em análise aborda uma das fases do recebimento de materiais. Para melhor compreensão do assunto, vamos analisar as fases que integram o recebimento de materiais, em seguida analisaremos as alternativas em busca da que NÃO corresponde a uma conferência qualitativa.
O recebimento de materiais é tido como uma etapa intermediária entre a compra e o pagamento junto ao fornecedor. João José Viana divide a classificação de materiais em quatro fases, são elas:
1) Entrada de materiais: recepção dos veículos que transportam os materiais, verificação dos dados básicos de entrega e encaminhamento para a área de descarga etc.
2) Conferência quantitativa: verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor do material está de acordo ao que foi, de fato, entregue.
3) Conferência qualitativa: verifica se as especificações técnicas do material entregue estão de acordo com o que fora solicitado pelo setor de compras da organização (inclui a verificação de dimensões, marcas, modelos etc).
4) Regularização: é o resultado lógico e natural das etapas supracitadas, pode ser originada a partir da entrada do material, da devolução total ou parcial, ou ainda, da reclamação ao fornecedor por falta de material.
Agora vamos às alternativas apresentadas.
A – INCORRETA. Verificação das características técnicas faz parte da conferência qualitativa.
B – INCORRETA. A verificação das dimensões pertence à conferência qualitativa.
C – INCORRETA. Verificação do prazo de validade faz parte da conferência qualitativa.
D – CORRETA. Fazer a verificação das quantidades recebidas é uma atividade típica da conferência quantitativa.
Após verificar as alternativas, percebemos que a conferência quantitativa que tem a responsabilidade de verificar a quantidade recebida de materiais e comparar com a nota fiscal emitida pelo fornecedor.
GABARITO: D
Fontes:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.