SóProvas


ID
4083556
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às anomalias no sistema de pintura e suas respectivas causas, analise as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.


I. Eflorescência acontece quando a tinta é aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração;

II. Saponificação acontece quando a tinta é aplicada em superfície pulverulenta, comprometendo a sua aderência na base. Não está ligada à alcalinidade natural da cal e do cimento que compõe o reboco;

III. Enrugamentos são causados por movimentos da estrutura, com reflexo no substrato, ocasionando retração da argamassa.

Alternativas
Comentários
  • Saponificação - é o processo de fabricação de sabão. Consiste na hidrolise básica de lipídios, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitada com aquecimento.

    Enrugamentos - aparecia de encolhimento da película com pequenas rugas na superfície de tinta aplicada. Tem como causas a utilização de diluentes não adequados, aplicação de películas muito espessas, não respeito dos intervalos de demão ou aplicação de tinta sobre superfície demasiadamente quente.

  • Eflorescência: são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas.

    Saponificação: é o estágio seguinte da eflorescência. Se as manchas não forem tratadas, a superfície começa a apresentar aspecto pegajoso, o que provoca o retardamento da secagem dos esmaltes.

    Descascamento de alvenaria: placas de tinta que se soltam da parede. Acontece quando a superfície a ser pintada está empoeirada ou com partes soltas, tais como: caiação e reboco novo não lixado.

    Mofo: surgimento de manchas escurecidas e que exalam fortes odores. Aparece em ambientes úmidos ou com frequentes mudanças de temperatura. Outro fator que pode contribuir para a proliferação dos fungos é a pouca iluminação, pois favorece o desenvolvimento dos micro-organismos causadores do problema.

    Bolhas: podem aparecer bolhas sobre a superfície pintada quando se utiliza massa corrida em ambientes externos, o que proporciona a absorção de umidade. Repinturas sobre paredes onde não se tenha extraído toda a poeira ou reaplicação de uma tinta sobre outra de má qualidade sem as devidas preparações também são fatores que podem influenciar no aparecimento das bolhas.

    Enrugamento: a pintura apresenta aspecto enrugado devido a uma aplicação excessiva do produto, seja em uma ou em sucessivas demãos, em que a primeira não foi convenientemente seca. A superfície também pode ficar enrugada quando a secagem é feita sob intensa incidência do sol.

    Crateras: o surgimento de crateras pode acontecer devido à presença de óleo, graxa ou água na superfície. Também ocorre quando a tinta é diluída com materiais não recomendados como gasolina ou querosene.

    Desagregamento: destruição da pintura, que se esfarela e se destaca da superfície juntamente com partes do reboco. Este problema ocorre quando a tinta é aplicada antes da cura do reboco.

    fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/patologias-da-pintura-saiba-evitalas/6272