SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2014 - UFPI - Engenheiro Civil


ID
2209468
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A lei 8.112/90 regula os adicionais a que os servidores público federais fazem jus. Com relação a estes adicionais, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO. Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

    B = ERRADO. Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

    C = CERTO. Art. 76.  Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    D = CERTO. Art. 74.  Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.

    E = CERTO. Art. 68.  Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

  • questao com duas respostas. Letra E ta tbm eh incorreto pois Jus pode ser feito com base no valor do salario mínimo

  • GABARITO B

    Art. 73.  O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Conforme o artigo 73, da citada lei, "o serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) em relação à hora normal de trabalho."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 76, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 76. Independentemente de solicitação, será pago ao servidor, por ocasião das férias, um adicional correspondente a 1/3 (um terço) da remuneração do período das férias.

    Parágrafo único. No caso de o servidor exercer função de direção, chefia ou assessoramento, ou ocupar cargo em comissão, a respectiva vantagem será considerada no cálculo do adicional de que trata este artigo."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 74, da citada lei, "somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 68, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional sobre o vencimento do cargo efetivo.

    § 1º O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    § 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209471
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O direito de petição do servidor público federal está resguardado pela lei 8.112/90. É assegurado ao servidor o direito de requerer aos Poderes Públicos, em defesa de direito ou interesse legítimo, sendo cabível pedido de reconsideração à autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira decisão, não podendo ser renovado. Do indeferimento do pedido de reconsideração pode ser interposto Recurso. Diante desta afirmação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A) CORRETO. Art. 108.  O prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida.

    B) INCORRETO. Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    C) CORRETO. Art. 110.  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    D) CORRETO. Art. 111.  O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição.

    E) CORRETO. Art. 114.  A administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade.

  • GABARITO B

    Art. 109.  O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 108, da citada lei, "o prazo para interposição de pedido de reconsideração ou de recurso é de 30 (trinta) dias, a contar da publicação ou da ciência, pelo interessado, da decisão recorrida."

    Letra b) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 109, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

    Parágrafo único. Em caso de provimento do pedido de reconsideração ou do recurso, os efeitos da decisão retroagirão à data do ato impugnado."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 110, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 110. O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei.

    Parágrafo único. O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 111, da citada lei, "o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição."

    Letra e) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 114, da citada lei, "a administração deverá rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade."

    Gabarito: letra "b".


ID
2209474
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao processo administrativo disciplinar destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido, de acordo com a lei 8112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.112, Art. 170.  Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    Lembrando que o STF declarou inconstitucional o art. 170 da Lei n.° 8.112/1990.

    STF coloca que esse dispositivo viola os princípios da presunção de inocência e da razoabilidade, além de atentar contra a imagem funcional do servidor.

    (STF. Plenário. MS 23262, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 23/04/2014).

  • Questão desatualizada! 

  • Questão desatualizada!

    No julgamento do MS 23.262/DF, o STF concluiu que o art. 170 da Lei 8.112/1990 é inconstitucional, uma vez que “reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, há impedimento absoluto de ato decisório condenatório ou de formação de culpa definitiva por atos imputados ao investigado no período abrangido pelo PAD”. Assim, nenhuma consequência desabonadora da conduta do servidor poderá ser realizada pela Administração, nem mesmo o registro dos fatos nos assentamentos individuais.(Créditos para o professor Erick Alves, do Estratégia Concursos)

    Entretanto, a questão cobrou expressamente o texto da Lei 8.112.

  • A) CORRETO. Art. 146;

    B) CORRETO. Art. 147;

    C) INCORRETO. Art. 170. Extinta a punibilidade pela prescrição, a autoridade julgadora determinará o registro do fato nos assentamentos individuais do servidor.

    D) CORRETO. Art. 153;

    E) CORRETO. Art. 172


ID
2209477
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Pela lei 8.112/90, é contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas. A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Felismino Custódio Praça, servidor público, afastou-se do serviço público federal e exerceu por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal. sobre o tempo de afastamento de Felismino, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

     

     

    Art. 100  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

     

    ...

     

     Art. 102  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

            I - férias;

     

            II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;

     

            III - exercício de cargo ou função de governo ou administração, em qualquer parte do território nacional, por nomeação do Presidente da República;

    ...

  • Acredito que o examinador quis confundir:

                                   "cargo em comissão em Município brasileiro"

     

    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

  • GAB D

     

    Caí no que o Rodrigo M. falou =/. Muita atenção p/ não escorregar feio rs ..sabia a resp. + me estrepei nessa sacada do examinador.

     

    AFASTAMENTOS E AUSÊNCIAS CONSIDERADOS COMO EFETIVO EXERCÍCIO DO CARGO

     

    ⤵  Férias

    ⤵ Exercício de cargo em comissão

    ⤵ Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR

    ⤵ Participação em programa de treinamento ou pós - graduação stricto sensu no País

    ⤵ Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento

    ⤵ Júri e outros serviços obrigatórios 

    ⤵ Missão ou estudo no exterior

    ⤵ Participação em competição desportiva

    ⤵ Afastamento para servir em organismo internacional

    ⤵ Deslocamento p/ nova sede

    Licenças:

    ↗ À gestante, à adotante e licença paternidade

    Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses

    ↗ Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção

    ↗ Por acidente em serviço ou doença profissional

    ↗ Para capacitação

    ↗ Para o serviço militar

    ausências do art. 97:

    → Um dia para doação de sangue

    → Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias

    → Oito dias consecutivos em razão de : casamento; falecimento de familiar.

     

    SITUAÇÕES QUE CONTAM APENAS PARA APOSENTADORIA E DISPONIBILIDADE

     

    Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

    √ Licenças p/:

        tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses

        Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)

        Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

    √ Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

    √ Atividade privada, vinculada a previdência 

    √ Serviço em tiro de guerra

     

    LICENÇAS NÃO COMPUTADAS PARA NENHUM EFEITO

     

    ¬ Por motivo de doença em pessoa da família [não remunerada]

    ¬ Por motivo de afastamento do cônjuge

    ¬ Para atividade política [período não remunerado]

    ¬ Para tratar de interesses paticulares

     

     

    Fonte: material estratégia 

     

     

     

  • GABARITO: LETRA D

    Capítulo VII

    Do Tempo de Serviço

    Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas.

    Art. 101.  A apuração do tempo de serviço será feita em dias, que serão convertidos em anos, considerado o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso II, do artigo 102, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

    (...)

    II - exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal;"

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, conclui-se que Felismino Custódio Praça, servidor público, por ter se afastado do serviço público federal e ter exercido por 8 anos cargo em comissão em Município brasileiro, retornando, posteriormente à suas atividades no âmbito federal, terá contado integralmente como efetivo exercício no serviço público federal o exercício do cargo em comissão no Município brasileiro, na medida em que o exercício de cargo em comissão ou equivalente, em órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal será considerado como de efetivo exercício no âmbito federal.

    Gabarito: letra "d".


ID
2209480
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão. No exercício de suas atividades possui várias informações sigilosas e relevantes para a Administração Pública Federal. Pretendendo agradar amigos, Cremilda revela importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo. Dentro do regime disciplinar ao qual está submetido o servidor público federal, Cremilda é processada administrativamente e considerada, ao final do trânsito em julgado, responsável e culpada. Diante das punições administrativas previstas na lei 8.112/90, independente de outras providências que poderão ser tomadas do ponto de vista civil e criminal, Cremilda deverá ser punida com

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

            Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

            I - crime contra a administração pública;

            II - abandono de cargo;

            III - inassiduidade habitual;

            IV - improbidade administrativa;

            V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

            VI - insubordinação grave em serviço;

            VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

            VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

            IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • "servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda"

    Caso não fosse efetiva em um cargo, seria destituída do cargo em comissão:

    Art. 135.  A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.

  • ------------------------------------------

  • Gosto sempre de fazer um link entre os atos do servidor público que são passíveis de demissão na esfera administrativa com as respectivas hipóteses de responsabilidade penal (crimes contra a Administração Pública praticados pelo servidor público) e cível (improbidade administrativa).

    Cremilda praticou em tese o crime de violação de sigilo funcional, art. 325 do CP (Revelar fato de que têm ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo). Poderia até confundir com prevaricação, pois houve sim o dolo específico de satisfazer interesse pessoal (quando fala que a servidora o fez "pretendendo agradar amigos"), mas sem dúvidas, aquele é o tipo penal que mais se adequa ao caso em questão (e também é o de pena mais grave) -> um dos efeitos específicos da sentença penal condenatória (mas não automático) é a PERDA do cargo ou função pública, caso o crime praticado com violação de dever para com a administração pública resulte numa pena privativa de liberdade superior a 1 ano (art. 92, I, "a", CP).

    Cremilda também praticou um ato de improbidade administrativa que viola os princípios da administração pública (art 11, III da lei 8.429/92) -> acarreta PERDA da função pública e SUSPENSÃO dos direitos políticos.

    Eu sei que estou fugindo um pouco do tema da questão, mas às vezes não é nem preciso memorizar as hipóteses da lei 8.112, pois, se você tem certeza aquela conduta é crime funcional e/ou ato de improbidade, via de regra, vai ser causa de demissão no âmbito administrativo. Aliás, é isso que consta expressamente na referida lei nos incisos I e IV do art. 132, respectivamente (o estatuto é um pouco redundante nesse ponto kkkk).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o inciso IX, do artigo 132, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    (...)

    IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 135, da citada lei, "a destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão."

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, percebe-se que Cremilda Apolinário Bezerra, servidora federal efetiva do Ministério da Fazenda, sendo que esta também ocupa cargo de comissão na organização administrativa do órgão, revelou importante segredo do qual se apropriou em razão do cargo, o que ocasiona a penalidade disciplinar de demissão do cargo público. Ressalta-se que não se aplica o artigo 135, destacado acima, a Cremilda, por esta já ser ocupante de cargo efetivo na administração pública federal.

    Gabarito: letra "e".


ID
2209483
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o sistema operacional Windows XP (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo.
I. O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar;
II. O Internet Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
III. O sistema de arquivos padrão é o EXT3.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa A

    O comando de teclado Ctrl+Esc abre o menu iniciar, que é o mesmo que clicar no botão Iniciar. Não confunda botão com menu.

     

    II. O Windows Explorer é a ferramenta mais adequada para gerenciar arquivos;
    Dica do dia: Um atalho que tem caído nos concursos para acessar o W. Explorer é apertar janela+R e digitar explorer ou explorer.exe

    Nota2: O botão Janela se encontra entre os botões Ctrl e Alt, no lado esquerdo inferior do seu teclado.

     

    III. O sistema de arquivos padrãodo Windows é o NTFS. Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows, enquanto o ext4 é o do Linux (Ubuntu e outros), e isso basicamente quer dizer que o Windows se utiliza desse sistema para manejar seus arquivos.

     

    "Que a Força esteja conosco"

     


ID
2209486
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os aplicativos do pacote BrOffice.org (Português Versão Padrão do Fabricante), leia as afirmações abaixo e marque a opção CORRETA.
I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt;
II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha;
III. Através do Impress é possível criar e editar arquivos pdf.
Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NÃO É POSSÍVEL EDITAR ARQUIVOS EM PDF

  • GAB> B

    No Word é possível editar arquiivos PDF.

    clicar com o botão direito sobre oo arquivo PDF e escolher a opçao Word na guia Abrir Com

  • gab- b

    I. No Writer é possível salvar arquivos do tipo txt; II. No Calc é possível salvar documentos com uma senha


ID
2209489
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A sigla usada para representar os conjuntos de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados nos sites de busca é:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

     Na prática do mercado de marketing, definimos SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, angariando mais visitantes e consequentemente mais conversões.

     

    Essencialmente o aumento de visibilidade nas buscas orgânicas, faz com que você esteja ao alcance de mais pessoas, gerando mais visitas, ou seja, aumentando o tráfego orgânico. Se, você estiver otimizado para os termos corretos, que esteja alinhado com o seu público-alvo, estas visitas podem gerar conversões. Esta sequência é fundamental para uma boa estratégia de SEO.

     

    http://www.agenciamestre.com/seo/o-que-e-seo/

     

    * Vivendo e aprendendo! Ou melhor: estudando e aprendendo! Ainda melhor: resolvendo questões e aprendendo! rs

  • resolvendo questões e aprendendo! rs somos duas

  • questão dificil ! pra seria a D,

    MAS?

  • AOS NAO ASSINANTES

    GAB: B

    SEO (Search Engine Optimization) 

  • nunca tinha visto isso e, se vi, não me recordo.


ID
2209492
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o conceito, uso e configuração de um firewall, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ''D''

    Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede.

  • Faca Na Caveira, sim o FireWall pode ser usado como Hardware também.

  • Por qual motivo a D está incorreta?

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque

    Fonte: Prof. Diego Carvalho, estratégia concursos.

  • (a) Correto, ele pode realmente ser hardware ou software;

    (b) Correto, ele realmente pode aplicar uma política de segurança à rede controlando o fluxo de pacotes;

    (c) Correto, o Firewall de filtragem estática ou filtro de pacotes bloqueia ou libera dados meramente com base nas regras implantadas no firewall, não importando a ligação que cada pacote tem com o outro;

    (d) Errado, ele não tem nenhuma ingerência quanto à colisão de pacotes;

    (e) Correto, IP Spoofing é o mascaramento de endereços IP – é o nome dado à técnica de um atacante usar uma fonte de endereço IP falsa nos pacotes que ele enviar ao firewall. Esse tipo de firewall realmente está vulnerável a esse tipo de ataque. 

  • Quando configurado corretamente, também impede as colisões de pacotes melhorando o desempenho da rede


ID
2209495
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Uma autenticação é caracterizada como forte quando estão presentes dois ou mais itens dos seguintes fatores:

Alternativas

ID
4083475
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No dimensionamento de estruturas de concreto armado, o estado limite último por solicitações normais é caracterizado quando a distribuição das deformações na seção transversal corresponder aos domínios de 1 a 5 ou às retas a e b, sobre os quais é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A)O domínio 1 corresponde à situação de deformações não uniformes de tração, com a fibra mais tracionada com deformação de 1%.

    B) O domínio 2 é caracterizado pela presença de fibras tracionadas e comprimidas, sendo a máxima deformação de tração equivalente à deformação 1% e máxima deformação de compressão igual a 0,35%.

    C) O domínio 3 é caracterizado pela presença de fibras tracionadas e comprimidas, sendo a máxima deformação de tração equivalente à deformação de 1% (varia entre 1% e εyd) e máxima deformação de compressão igual a 0,35%.

    D) O domínio 4 é caracterizado pela presença de fibras tracionadas e comprimidas, sendo que a máxima deformação de tração varia entre 0 (zero) e εyd e máxima deformação de compressão é igual a 0,35%


ID
4083481
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Por razões de segurança do trabalho, o tipo mais utilizado de fundação profunda é a estaca, havendo muitos tipos que se adequam a situações específicas relacionadas ao solo, à estrutura e às condições de vizinhança. Sobre estacas, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122/2019

    ·        ESTACA STRAUSS: estaca executada por perfuração do solo com uma SONDA OU PITEIRA e resvestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto

    ·        ESTACA RAIZ: executada in loco por meio da perfuração rotativa ou rotopercussiva, preenchida com argamassa de cimento e areia. É revestimenta integralmente por tubos metálicos recuperáveis no trecho em solo;

    ·        ESTACA FRANKI: estaca moldada in loco pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tudo de ponta fechada por uma BUCHA SECA CONSTITUÍDA DE PEDRA E AREIA, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada;

    ·        ESTACA HÉLICE CONTÍNUA: constituída por concreto moldado in loco, executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto, através da haste central do trado simultaneamente à sua retirada do terreno e sob pressão controlada. Possui elevada produtividade, promovida pela versatilidade de equipamento, não produz distúrbios e vibrações típicos dos equipamentos a percussão, além de não causar a descompressão do terreno durante a sua execução.

  • Letra D não está errada


ID
4083484
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à aderência entre aço e concreto e ao comprimento necessário de ancoragem para as armações em estruturas de concreto armado, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) e B) - Considere em boa aderência os trechos das barras que estejam em posição horizontal ou com inclinação menor que 45º.

    C) Fatores que influenciam no comprimento de ancoragem necessário:

    -Nos casos em que a área efetiva da armadura é maior que a calculada, a tensão nas barras diminui e, então, o comprimento de ancoragem pode ser reduzido na mesma proporção.

    -A presença de gancho na extremidade da barra reduz o comprimento de ancoragem.

  • Alguèm me explica porque a E está errada? obg

  • Sobre a alternativa E: Para que os aços CA-60 tenham o mesmo comprimento de ancoragem que os aços CA-50, elas devem ter diâmetro nominal maior ou igual a 10mm, pois com esse diâmetro as barras são obrigadas a terem entalhes ou nervuras. Desse jeito, ficaria igual ao CA-50, pois no calculo, as barras nervuradas tem n1 = 2,25. Como a alternativa não fala em diâmetros, e sim da uma visão global de todas as barras, a alternativa está incorreta.


ID
4083487
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No detalhamento de um elemento estrutural, há muitos aspectos em relação a diâmetro e posicionamento das barras que são escolhas pessoais do projetista, entretanto, por imposição da NBR6118, alguns aspectos devem ser necessariamente considerados e obedecidos. Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ESPAÇAMENTO MÁXIMO ENTRE AS BARRAS DA ARMAÇÃO TRANSVERSAL (ESTRIBOS):

    VIGAS:

    Se o Vd <= 0,67 VRd2, o espaçamento máximo é de 0,6d ou 30 cm.

    Se o Vd > 0,67 VRd2, o espaçamento máximo é de 0,3d ou 20 cm.

    PILARES:

    Espaçamento máximo será o menor entre os seguintes valores:

    20 cm

    Menor dimensão do pilar

    24Ø CA-25 ou 12Ø CA-50

    De todo modo, o espaçamento nunca pode ser superior a 20 cm.

    _____________________________________________________

    DIÂMETRO DA ARMADURA LONGITUDINAL MÍNIMA

    Não achei nada na 6118 sobre armadura mínima das vigas, mas ACHO que o mínimo é Ø5 mm para PORTA ESTRIBO.

    O Ø mínimo para a longitudinal de pilares é 10 mm.

    _____________________________________________________

    ESPAÇAMENTO MÁXIMO DAS ARMADURAS LONGITUDINAIS

    VIGAS:

    Não encontrei limites para o máximo espaçamento entre as barras longitudinais. Mas vigas de altura superior a 60 cm, já podem receber armadura de PELE OU COSTELAS.

    E essas armaduras, por sua vez, não devem ter um espaçamento superior a:

    20 cm ou d/3, onde d é a altura útil.

    PILARES:

    Espaçamento das barras longitudinais não pode ser superior a:

    2 x menor dimensão ou

    40 cm. Isso mesmo. 40 cm. Tá na 6118.

    __________________________________________

    Ao contrário, comprimento de ancoragem das barras TRACIONADAS (as positivas em vigas biapoiadas, caso mais comum) no concreto é maior.

  • Na minha opinião a alternativa C não está incorreta, vejam:

    O espaçamento mínimo livre entre as faces das barras longitudinais, na direção horizontal, deve ser o maior entre os seguintes valores:

    — 20 mm;

    — diâmetro da barra, do feixe ou da luva;

    — 1,2 vez a dimensão máxima característica do agregado graúdo;

    Portanto, a mínima distância horizontal entre barras deve ser de 2 cm.


ID
4083493
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em todo projeto de estrutura de concreto armado deve constar o valor de sua resistência característica fck. Isso significa que

Alternativas
Comentários
  • NBR 6118/04

    12.2

    Para os efeitos desta Norma, a resistência característica inferior é admitida como sendo o valor que tem

    apenas 5% de probabilidade de não ser atingido pelos elementos de um dado lote do material.

  • Galera, a resistência característica do concreto (fck) é obtida pela distribuição de frequência das resistência plotada na curva de Gauss (distribuição normal). Ela delimita o intervalo em que, apenas 5% das amostram têm resistência inferior a ela, logo as outras 95% têm resistência superior ao fck. Notem que isso vai de encontra a segurança, certinho?

    GABARITO: Alternativa D.


ID
4083496
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A durabilidade de uma estrutura de concreto armado depende da agressividade do meio, da espessura de cobrimento das armaduras e é altamente dependente das características do concreto. Em razão do exposto, pode-se afirmar que, em regiões de forte agressividade do meio,

Alternativas
Comentários
  • B

    o concreto deverá apresentar elevada resistência à compressão e baixa relação água/cimento.

  • Quanto maior a relação agua/cimento menor a resistência.

  • Quanto maior a relação água/cimento, menos durável e resistente o concreto é pessoal. Basta olha a relação proposta pela curva de Abrams ( fck = k1/[k2^(a/c)]. Notem que k1 e k2 são constantes e a relação a/c está no denominador, logo a relação é inversa.


ID
4083499
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Entende-se como precisão gráfica a menor dimensão que pode ser representada em planta, portanto sendo essa precisão gráfica igual a 0,2mm e para que árvores com copas de 10 m de diâmetro sejam representadas graficamente, a menor escala a ser adotada é

Alternativas
Comentários
  • escala= desenho/real

    1/x = 0,2/10000

    x= 50000


ID
4083502
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando um ponto A com altitude igual a 69,75 m, distante 20 m horizontalmente de um ponto B com altitude igual a 70,55m e, desejando marcar no campo o ponto C de altitude igual a 70 m situado no alinhamento reto entre os pontos A e B, a distância horizontal a ser medida a partir do ponto A é de

Alternativas
Comentários
  • Altura do Ponto A - Altura do Ponto B = 0,8m

    Altura do Ponto A - Altura do Ponto C = 0,25m

    0,8m = 20m

    0,25m = ?

    (20*0,25) / 0,8 = 6,25


ID
4083505
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em serviços que necessitam da marcação de altitudes de vários pontos concentrados, faz-se necessário o transporte da altitude de um ponto conhecido para pontos localizados nas proximidades da área ser trabalhada. Recorrendo-se ao método trigonométrico de nivelamento, instalou-se a estação total no ponto A de altitude 52,852 m e visou-se o ponto B, obtendo uma distância inclinada 100 m entre os pontos e um ângulo zenital de 60 graus. A altura do instrumento é de 1,527 m e a altura do prisma é de 1,5 m. O ponto B terá, portanto, uma altitude de

Sen(60°) = 0,866; cos(60°) = 0,5; Sen(30°) = 0,5; cos(30°) = 0,866

Alternativas
Comentários
  • Cota B = Cota A + ∆H  => 52,852 + 50,135  => 102,87

    Cota A = 52,852

    ∆H = ha + h - I2    =>  1,527 + 50 - 1,5135  => 50,0135

    h = D cos 60°   => 100 x 0,50  => 50

    I2 = (I1 + I3)/2  =>  (1,527+1,50)/2  => 1,5135

  • Segundo Jelinek apresenta as seguintes fórmulas para cálculo da distancia horizontal "d".

    D=100 . (A-B) . cos² V ( vertical) / D=100 . (A-B) . cos² Z ( Zenital).

    Então V= ângulo vertical será ( 90-Z )

    Sabendo que ponto B e representado abaixo e ângulo Zenital acima vamos trabalha com ângulo vertical.

    Então 90-60= 30° será cos de 30°.

    Como pode ver o comando da questão está pedindo a distância total para isso encontra-se B.

    Só aplicar a formula agora.

    100= 100.(52,852-B) . (0,5)²

    Após o resultado e só somar A+B terá o valor de altitude de B.

    Espero te ajudado

    Attt

  • cos(a) = CA / H ;

    0.5 = CA / 100 ;

    CA = 50 ;

    50 + 52.852 + (1.527-1.5) = 102.879


ID
4083511
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A distância de visibilidade de parada é a distância mínima para que um motorista médio, dirigindo um veículo com uma determinada velocidade, possa parar com segurança ao avistar um obstáculo na rodovia. Para a determinação dessa distância, são consideradas duas parcelas, uma (humana) referente ao tempo de percepção do motorista e a outra (mecânica) referente à frenagem. A distância referente à parcela humana arredondando para múltiplo de 10 é igual a

Alternativas
Comentários
  • e) 100 km/h = 27,77 m/s. Em 2,5 s, o veículo terá percorrido 69,44 m ( = 70 m, aplicando o arredondamento do enunciado)

  • Segundo o Manual do DNIT de Travessias Urbanas (2010), o tempo (t) de reação e percepção é de 2,5 s, o que torna as alternativas a e b erradas.

    Ainda segundo o manual, a fórmula para o calculo da distância de visibilidade de parada é:

    d = 0,278Vt + 0,039 (V²/a)

    sendo, V = velocidade em km/h

    t = tempo em segundos

    a = taxa de desaceleração. Adotada 3,4 m/s²

    A primeira parcela da fórmula refere-se à parcela humana, logo resolvendo esse termo para as velocidades dada, a alternativa correta seria a letra e, pois:

    d = 0,278*100*2,5 = 69,5 m


ID
4083514
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em serviços de terraplenagem, a densidade do material no corte de origem é diferente da densidade do material após compactação para execução do aterro. Sendo a densidade do material no corte igual a 1,600 t/m3 e a densidade do material no aterro igual a 2,080 t/m3 , para a execução de 20 m3 de aterro, será necessária a escavação no corte de um volume de

Alternativas
Comentários
  • 1,600 = 2,080/C

    C= 2,080/1,600 = 1,3

    20*1,3 = 26m³

  • Fator de contração: Fc= Vcompactado/Vcorte

  • O que altera sao os volumes, a massa sempre é a mesma para corte, solto e aterro:

    Mcorte = Materro

    1,6*Vc = 2,08*20

    Vc = 26 m³


ID
4083517
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O processo de tratamento para água residuárias no qual a separação de líquidos dos sólidos é realizada com nuvens de microbolhas de ar que arrastam as impurezas em suspensão para a superfície e posterior remoção do resíduo gerado, por meio de operação manual ou mecanizada, é denominado de

Alternativas
Comentários
  • O processo de coagulação, usado na maioria das estações de tratamento, envolve a aplicação de produtos químicos para precipitação de compostos em solução e desestabilização de suspensões coloidais de partículas sólidas, que, de outra maneira, não poderiam ser removidas por sedimentação, flotação ou filtração.

    Fluoretação: aplicação de flúor.

    A flotação é uma técnica de separação de misturas que consiste na introdução de bolhas de ar a uma suspensão de partículas. Com isso, verifica-se que as partículas aderem às bolhas, formando uma espuma que pode ser removida da solução, o que permite separar seus componentes de maneira efetiva. 

    Sedimentação é um processo de separação em que a mistura de dois líquidos, ou de um sólido suspenso num líquido é deixada em repouso, ou adicionada continuamente em uma unidade de sedimentação em contínuo. A fase mais densa, por ação da gravidade deposita-se no fundo do recipiente, ou seja, sedimenta.

    Oxidação biológica: "Processo em que organismos vivos, em presença ou não de oxigênio, através da respiração aeróbia ou anaeróbia, convertem matéria orgânica contida na água residuária em substâncias mais simples ou de forma mineral" (Carvalho, 1981).


ID
4083520
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NR-23 para proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras que disciplinam sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho. Com base nas chamadas classes de incêndio, escolha dentre as opções, abaixo relacionadas, a que caracteriza o incêndio de classe D.

Alternativas
Comentários
  • Classe A – São incêndios em materiais sólidos. Dentre eles estão: tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Esse tipo de incêndio tem como característica deixar resíduos como carvão e cinza. Incêndios classe A devem ser combatidos com extintores à base de H20, que tem capacidade de resfriar o ambiente, ou espuma.

    Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP. O recomendado é aplicar os extintores de pó químico e gás carbônico.

    Classe C – São incêndios em equipamentos elétricos energizados. É o caso de máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, computadores, quadros de força e cabos. Para combate a esse tipo de incêndio, o ideal é o uso de extintores de pó químico ou gases.

    Classe D – É classificação dada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio. O combate ao fogo deve ser feito com extintores com pó químico especial, adequado para cada tipo de metal.

    Classe K – São assim classificados os incêndios em óleo e gordura em cozinhas. Geralmente ocorrem em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras. O combate mais indicado é com extintores à base de solução especial de Acetato de Potássio diluída em água.

    Fonte: https://www.contraincendio.com.br/aprenda-quais-as-classes-de-incen-dio-e-os-tipos-de-extintores-disponiveis/

  • ü CLASSE DE INCÊNDIOS:

    Ø CLASSE A: Deixam resíduos (papel, madeira, tecidos, fibras);

    Ø CLASSE B: Inflamáveis, não deixam resíduos (óleos, graxas, vernizes, tintas, gasolina);

    Ø CLASSE C: Equipamentos elétricos energizados;

    Ø CLASSE D: Elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio.

    ü USO DE EXTINTORES PORTÁTEIS

    Ø O EXTINTOR TIPO "ESPUMA": Classe A e B;

    Ø O EXTINTOR TIPO "DIÓXIDO DE CARBONO": preferencialmente Classes B e C, e Classe A em seu início;

    Ø O EXTINTOR TIPO "QUÍMICO SECO": usar-se-á nos fogos das Classes B e C. As unidades de tipo maior de 60 a 150 kg deverão ser montadas sobre rodas. Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

    Ø O EXTINTOR TIPO "ÁGUA PRESSURIZADA", OU "ÁGUA-GÁS": deve ser usado em fogos Classe A, com capacidade variável entre 10 e 18 litros.

  • A NR 23 não traz mais esses detalhes.


ID
4083523
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 8160, a instalação predial de esgotos é o conjunto de aparelhos sanitários, canalizações e dispositivos destinados a coletar e afastar da edificação as águas servidas para o destino adequado e manter o padrão sanitário desejado nestas instalações. Dentre as opções abaixo, o dispositivo que tem as seguintes funções e características: “Dispositivo desconector, destinado a receber efluentes do ramal de descarga e águas de lavagem de piso, encaminhando-as ao ramal de esgotos, possui múltiplas entrada e uma única saída” é

Alternativas
Comentários
  • Caixa sifonada: caixa que possui desconector. Recebe esgoto do ramal de descarga e encaminha para o ramal de esgoto. Serve de desconector para outros aparelhos.

  • Caixa de Gordura:

    Destinada a reter na sua parte superior as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que devem ser removidas periodicamente.

    Caixa de passagem

    Caixa destinada permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário;

    RALO SECO

    Recipiente sem proteção hídrica,dotado de grelha na parte superior, destinado a receber águas de lavagem de piso ou de chuveiro

    Caixa de Inspeção

    Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.

    Caixa Sinfonada

    Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto

  • Cuidado com o final "...possui múltiplas entradas e uma única saída.", pois te induz ao erro.


ID
4083526
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A Norma Brasileira NBR – 5626 para instalações prediais de água fria identifica alguns tipos de sistemas de distribuição de água em edificações. Assim sendo, o sistema de abastecimento relacionado na opção abaixo que é caracterizado por: “Parte da alimentação da rede de distribuição é feita diretamente pela rede pública de abastecimento e parte pelo reservatório superior da edificação” é

Alternativas
Comentários
  • 6.5.3.3 No caso de instalação predial de água fria, onde o abastecimento seja tanto do tipo direto como indireto (abastecimento misto), a desinfecção das tubulações que constituem o abastecimento direto deve preceder a limpeza e desinfecção daquelas que constituem o abastecimento indireto.

  • Com relação às instalações hidráulicas prediais, assinale as alternativas abaixo que são verdadeiras. *

    (A) O reservatório de água inferior, quando enterrado não poderão ter sua tampa enterrada, devendo esta ser rente à laje de piso do pavimento inferior.

    ( B)O barrilete do reservatório superior de uma residência, situa-se necessariamente abaixo da caixa d'água e acima do forro. Dele partem as colunas de abastecimento de água fria.

    (C)Extravasor é uma canalização destinada a escoar eventuais excessos de água dos reservatórios e das caixas de descarga.

    (D)No regime de escoamento laminar, a perda de carga varia diretamente com o comprimento e inversamente com o diâmetro da tubulação.

    Em instalações hidráulicas o termo "pressão a jusante" significa: (assinale a alternativa correta) *

    7 pontos

    pressão no trecho posterior ao observador.

    a pressão do trecho calculado.

    pressão no trecho anterior ao observador.

    a pressão máxima a ser obtida no trecho calculado.

    a pressão mínima a ser obtida no trecho calculado

    Alguém consegue me ajudar?

  • A questão diz ''Parte da alimentação da rede de distribuição é feita diretamente pela rede pública  e parte pelo reservatório superior da edificação.

    Ou seja, trata-se de um sistema misto de distribuição .


ID
4083529
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O fator humano está presente em todos os níveis do processo produtivo e, sem ele, os demais se tornam inoperantes. Não se pode esperar de um operário um bom desempenho de suas atividades se o seu ambiente não lhe oferece condições para isso. Considerando que instalação sanitária na construção civil é tido como sendo o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiológicas de excreção, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Nr .18

    18.4.2.4 A instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração.


ID
4083532
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sabendo que todos os dados abaixo citados são hipotéticos, consideremos a atividade revestimento cerâmico, com quantitativo de 850,00m2 e produtividade estimada de 5m2 por turno de 8h, a atividade requer 170 dias de pedreiro. Supondo que a diária custe R$ 120,00, a operação custará R$ 20.400,00. Entretanto, trabalhando em 2 turnos (supondo diária noturna de R$180,00), a mesma tarefa levará 85 dias e o custo será de R$ 25.500,00. Assim sendo, pode-se afirmar que, no caso acima, o custo marginal de aceleração foi de

Alternativas
Comentários
  • APESAR DE DOBRAREM A PRODUTIVIDADE, REDUZINDO PELA METADE O TEMPO, O CUSTO ADICIONAL SERÁ DE 60 REAIS NO TURNO DA NOTE. 180-120= 60 REAIS.

  • Essa pergunta devia ser de pt

  • custo marginal de aceleração = (25500-20400)/(170-85) = R$ 60,00/dia


ID
4083535
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao final de 4 meses, uma construtora produziu 240 peças, tendo gasto R$ 48.000,00. De acordo com o planejamento/orçamento, ao final desses 4 meses, a empresa deveria ter fabricado 300 peças a um custo unitário de R$ 220,00. Marque a opção que NÃO corresponde com os dados citados:

Alternativas
Comentários
  • Custo real (CR) = 48000

    Valor previsto (VP) = 66000

    Valor agregado VÁ = 52800

    VARIAÇÃO DE CUSTO = VA-CR = 4800,00 (abaixo do orçamento)

    VARIAÇÃO DE PRAZO = VA-VP = -13200,00 (projeto atrasado)


ID
4083538
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na execução do concreto, a alta resistência inicial é conseguida pela utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clinquer, bem como pela moagem mais fina do cimento, de modo que, ao reagir com a água, ele adquira elevadas resistências, com maior velocidade. O tipo de cimento mais indicado que deverá ser usado em uma obra, observando a obrigatoriedade de, aos 7 dias, se atingir uma resistência à compressão mínima de 34,0 MPa é

Alternativas
Comentários
  • Assim como o cimento comum, não é fabricado com adições. A diferença é o processo de dosagem e fabricação do clínquer, elemento presente em todo tipo de cimento. O clínquer utilizado aqui possui quantidades diferenciadas de calcário e argila, além de uma moagem mais fina.

    Possui alta reatividade nas primeiras horas de sua aplicação e atinge resistências maiores que os cimentos convencionais. Por isso, é recomendado para fabricação de concreto.

  • CP I- CIMENTO COMUM (usa gesso na composição p/retardar a pega);

    CP II- CIMENTO COMPOSTO (liberação de calor lenta);

    CP III- ALTO FORNO(uso e escoria);

    CP IV- POZOLÂNICO; 

    CP V-ARI (alta resistência inicial); 

  • Sugestão de estudos são as vídeoaulas da USP sobre materiais de construção, disponível no youtube. Os caras abordam a teoria profundamente sobre este tema do CIMENTO.

  • CP-V ARI - 14 mPa a 1 dia de idade


ID
4083541
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Complete a afirmativa abaixo com as expressões constantes na opção, de forma a deixar o enunciado CORRETO.


A _________________ é o elemento estrutural que recebe as cargas de dois pilares (ou pontos de carga) e é dimensionada de modo a transmiti-las centradas às suas fundações. Permite-se, no dimensionamento da fundação do pilar interno, levar em conta um alívio de até 50% do valor calculado. Em nenhum caso, será levado em conta um alívio total (soma dos alívios devidos a várias ____________________ chegando em um mesmo pilar) superior a 50% da carga mínima do pilar.

Alternativas
Comentários
  • FONTE NBR 6122/19

    VIGA ALAVANCA OU DE EQUILÍBRIO: Elemento estrutural que recebe as cargas de um ou dois pilares (ou pontos de carga) e é dimensionado de modo a transmiti-las centradas às fundações. Da utilização de viga de equilíbrio resultam cargas nas fundações diferentes das cargas dos pilares nelas atuantes.

    ITEM 5.7 ALÍVIO DE CARGAS DEVIDO A VIGAS ALAVANCA

    Quando ocorre uma redução de carga devido à utilização de viga alavanca, a fundação deve ser dimensionada considerando-se apenas 50% desta redução. Quando a soma dos alívios totais puder resultar em tração na fundação do pilar aliviado, sua fundação deve ser dimensionada para suportar a tração total e pelo menos 50% da carga de compressão deste pilar (sem alívio).


ID
4083544
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) contempla aspectos das Normas Regulamentadoras e outros dispositivos da Engenharia de Segurança do Trabalho. Com relação ao PCMAT, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo 200 inciso 1 da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT, o PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção é necessário a partir de vinte trabalhadores ou mais, deve ser mantido na obra até o final de seu processo e deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado.

     

    O PCMAT: é composto pelos seguintes documentos:

     

    • Memorial sobre condições e meio ambiente de trabalho (riscos de acidentes; doenças do trabalho; medidas preventivas);

    • Projeto de execução das proteções coletivas – etapas de execução da obra;

    • Especificação técnica das proteções coletivas e individuais;

    • Cronograma de implantação das medidas preventivas;

    • Layout inicial do canteiro de obras;

    • Programa educativo (prevenção de acidentes; doenças do trabalho; carga horária)

    O PCMAT é um documento que deverá ser apresentado à fiscalização do Ministério do Trabalho sempre que solicitado pelos fiscais do trabalho.

  • Com a revisão da NR-18, o PCMAT sofreu alteração.

  • O PCMAT foi substituído pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) na NR 18/2020, item 18.4. Desse modo, analisando as alternativas:

    a) ERRADA. O PGR é obrigatório para todas os canteiros de obras, independente do número de trabalhadores, devendo ser elaborado por profissional habilitado em segurança do trabalho. No entanto, quando o canteiro de obras possuir uma altura máxima de 7 m e com apenas 10 trabalhadores, o PGR poderá ser elaborado por profissional qualificado em segurança do trabalho

    b) ERRADA. O PGR deve ser elaborado por profissional habilitado em segurança do trabalho

    c) ERRADA. O PGR deve ser implementado pela organização

    d) ERRADA. Não há essa exigência quanto ao PGR

    e) CORRETO. Se considerar que o PCMAT agora é PGR, o item permanece correto, já que o conteúdo mínimo do PGR (item 18.4.3 - alínea de) diz q ele deve conter "a relação dos EPI e suas respectivas especificações técnicas". Ainda o item 18.4.6, que trata de medidas alternativas, diz que o PGR deve conter as descrições de uso e procedimentos para EPC e EPI e suas especificações.


ID
4083547
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito da nega, em fundações, a penetração da estaca, em milímetros, corresponde a

Alternativas
Comentários
  • Conforme Alonso (C.1991 p.109) A nega corresponde a penetração permanente da estaca, quando sobre a mesma se aplica um golpe do pilão. Em geral é obtida como um décimo (1/10) de penetração para dez (10) golpes.


ID
4083550
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Deseja-se levantar a quantidade de material a ser adquirido para o piso de uma sala de um auditório, cuja planta é um trapézio de bases iguais a 29 m e 15m e altura igual a 12m. Considerando-se que na execução há uma perda de 8% do material, a área a ser considerada ao se fazer o levantamento deverá ser, em m2 , igual a

Alternativas
Comentários
  • A=(B+b)xh/2

    A=(29+15)x12/2 = 264,00m²

    adicionando a perda 8% = 264,00 X1,08 = 285,12m²

  • AREA DO TRAPEZIO=B+b)*h/2=(29+15*12)/2=264 m²

    Com perda=185,12 m²


ID
4083553
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Deseja-se calcular a vazão de projeto, em litros por minuto, para o dimensionamento de uma calha. São dados: intensidade pluviométrica: 200mm/h; área de projeção horizontal da cobertura do prédio: 90m2 . O valor CORRETO é

Alternativas
Comentários
  • m²xmm=litro (L)

    90m²x200mm/60min = 18000 L/60min = 300L/min

  • NBR 10844

    Formula:

    Q= (I*A) /60


ID
4083556
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação às anomalias no sistema de pintura e suas respectivas causas, analise as assertivas abaixo e marque a opção CORRETA.


I. Eflorescência acontece quando a tinta é aplicada sobre reboco úmido ou devido à infiltração;

II. Saponificação acontece quando a tinta é aplicada em superfície pulverulenta, comprometendo a sua aderência na base. Não está ligada à alcalinidade natural da cal e do cimento que compõe o reboco;

III. Enrugamentos são causados por movimentos da estrutura, com reflexo no substrato, ocasionando retração da argamassa.

Alternativas
Comentários
  • Saponificação - é o processo de fabricação de sabão. Consiste na hidrolise básica de lipídios, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitada com aquecimento.

    Enrugamentos - aparecia de encolhimento da película com pequenas rugas na superfície de tinta aplicada. Tem como causas a utilização de diluentes não adequados, aplicação de películas muito espessas, não respeito dos intervalos de demão ou aplicação de tinta sobre superfície demasiadamente quente.

  • Eflorescência: são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas.

    Saponificação: é o estágio seguinte da eflorescência. Se as manchas não forem tratadas, a superfície começa a apresentar aspecto pegajoso, o que provoca o retardamento da secagem dos esmaltes.

    Descascamento de alvenaria: placas de tinta que se soltam da parede. Acontece quando a superfície a ser pintada está empoeirada ou com partes soltas, tais como: caiação e reboco novo não lixado.

    Mofo: surgimento de manchas escurecidas e que exalam fortes odores. Aparece em ambientes úmidos ou com frequentes mudanças de temperatura. Outro fator que pode contribuir para a proliferação dos fungos é a pouca iluminação, pois favorece o desenvolvimento dos micro-organismos causadores do problema.

    Bolhas: podem aparecer bolhas sobre a superfície pintada quando se utiliza massa corrida em ambientes externos, o que proporciona a absorção de umidade. Repinturas sobre paredes onde não se tenha extraído toda a poeira ou reaplicação de uma tinta sobre outra de má qualidade sem as devidas preparações também são fatores que podem influenciar no aparecimento das bolhas.

    Enrugamento: a pintura apresenta aspecto enrugado devido a uma aplicação excessiva do produto, seja em uma ou em sucessivas demãos, em que a primeira não foi convenientemente seca. A superfície também pode ficar enrugada quando a secagem é feita sob intensa incidência do sol.

    Crateras: o surgimento de crateras pode acontecer devido à presença de óleo, graxa ou água na superfície. Também ocorre quando a tinta é diluída com materiais não recomendados como gasolina ou querosene.

    Desagregamento: destruição da pintura, que se esfarela e se destaca da superfície juntamente com partes do reboco. Este problema ocorre quando a tinta é aplicada antes da cura do reboco.

    fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/patologias-da-pintura-saiba-evitalas/6272