SóProvas


ID
4084354
Banca
UNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em que período da pré-história o fogo foi descoberto?

Alternativas
Comentários
  • Paleolítico, também conhecido como "Idade da Pedra Lascada".

    Caso eu esteja errado, me corrijam por favor. :)

  • O período correspondente seria o Paleolítico pois foi no mesmo que surgiu o fogo e o domínio dele

    RESPOSTA: ALTERNATIVA C)

  • O período Paleolítico que corresponde maior parte existente na terra, é dividido em dois períodos: I- Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior.

    Paleolítico Inferior - não dominavam o fogo.

    Paleolítico Superior, também chamado de Período Mesolítico - marcado pelo domínio do fogo e desenvolvimento da pintura rupestre.

    Portanto: alternativa C.

  • A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

    • Idade da Pedra - está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.. Para fim de estudo também se divide:
    • Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.);

    Nessa época os homens viviam em bandos e ajudavam uns aos outros na obtenção de alimentos, através da caça, da pesca e da coleta de frutos, raízes e ovos, o que os obrigava a uma vida nômade.

    A baixa temperatura leva os grupos de hominídeos a se abrigar em cavernas e a construir habitações com galhos de árvores e a compartilhar o uso dos rios, das florestas e dos lagos.

    Os instrumentos utilizados, a princípio eram de osso e madeira, depois, lascas de pedra e marfim. Fabricavam machados, facas e outros instrumentos pontiagudos.

    Uma descoberta importante nesse período foi domínio do fogo. Estima-se que o fogo passou a ser controlado pela humanidade há 500 mil anos, na África oriental.

    • Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.);

    Aprenderam a domesticar alguns animais e a criar gado. Surgiram os primeiros aglomerados populacionais, com finalidade principalmente defensiva.

    Seus objetos tornaram-se mais bem acabados, pois a pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até tornar-se polida.

    Desenvolveram a arte da cerâmica, fabricando grandes potes para guardar o excedente da produção agrícola.

    Desenvolveram as técnicas de fiação e tecelagem para a confecção de tecidos de lã e linho, em substituição aos trajes confeccionados com peles de animais.

    • Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.)

    O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra.

    O primeiro metal a ser fundido foi o cobre, posteriormente o estanho. Da fusão desses dois metais, surgiu o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricavam espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia.

    A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente.