SóProvas


ID
4084663
Banca
UEG
Órgão
Prefeitura de Iporá - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após apuração de um ato de improbidade administrativa, a condenação em processo administrativo disciplinar poderá também ser imputada ao servidor que incorreu em tal improbidade, consistindo em:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Art. 37, § 4º, CF/88 - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Art. 20, Lei 8.429/92 - A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    "Eu creio em mim mesmo" - Mahatma Gandhi

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e Direito Administrativo e o assunto referente à improbidade administrativa.

    Conforme o parágrafo § 4º, do artigo 37, da Constituição Federal, os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

    Conforme o artigo 20, da lei 8.429 de 1992, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está errada, pois a ação de improbidade administrativa consiste em uma ação civil, ou seja, tal ação tramita no âmbito civil, e não na esfera administrativa ou penal.

    Letra b) Esta alternativa está errada, pois a indisponibilidade dos bens não precisa do trânsito em julgado para ser decretada.

    Letra c) Esta alternativa está errada, pois, embora haja o ressarcimento ao erário, a ação penal pode ser necessária, sim. Logo, a expressão "desnecessária" torna esta alternativa incorreta.

    Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, conforme as explanações acima.

    Letra e) Esta alternativa está errada, pois, embora haja a suspensão dos direitos políticos, um ato de improbidade administrativa pode acarretar, por consequência, uma ação no âmbito penal. Logo, a expressão "sem ações penais" torna esta alternativa incorreta.

    GABARITO: LETRA "D".

  • GAB:D

  • Vejamos cada opção, à procura da correta:

    a) Errado:

    O processo administrativo disciplinar - PAD não tem, simultaneamente, natureza penal e administrativa, tal como sugere esta opção. Em rigor, opera-se apenas na órbita administrativa, ao passo que o processo penal deve ocorrer perante o Poder Judiciário, no juízo competente.

    b) Errado:

    A indisponibilidade de bens pode, realmente, derivar de PAD, como previsto no art. 136 da Lei 8.112/90. No entanto, esta providência não está condicionada ao trânsito em julgada da ação penal, podendo ser implementada de forma autônoma, em vista da independência das instâncias penal, cível e administrativa.

    A propósito, eis o citado preceito legal:

    "Art. 136.  A demissão ou a destituição de cargo em comissão, nos casos dos incisos IV, VIII, X e XI do art. 132, implica a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, sem prejuízo da ação penal cabível."

    c) Errado:

    O ressarcimento ao erário, em caso de danos à Administração Pública, absolutamente não torna desnecessária a ação penal, se for o caso de cometimento de crime pelo servidor. Uma vez mais, trata-se de esferas independentes, devendo o servidor faltoso responder por seus atos nas três instâncias.

    d) Certo:

    Realmente, uma vez cometido ato de improbidade por servidor público, este ficará sujeito à pena de demissão (Lei 8.112/90, art. 132, IV), logo, à perda da função pública. Ademais, poderá também ser responsabilizado na esfera penal, dada a independência das instâncias. No ponto, o teor do 125 do mesmo diploma:

    "Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si."

    e) Errado:

    A suspensão dos direitos políticos constitui sanção prevista especificamente na Lei de Improbidade Administrativa, mas não como penalidade passível de aplicação no âmbito de um PAD. Ademais, de novo, a ação penal poderá ser manejada, independentemente das demais esferas.



    Gabarito do professor: D