SóProvas


ID
408469
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

As transações que o governo realiza diretamente ou através dos órgãos da administração descentralizada, cujo esforço não resulta na constituição ou criação de bens de capital, classificam-se como operações

Alternativas
Comentários
  • Letra b) - CORRETA            
                Conforme Reis e Machado Jr (2010), operações correntes são todas as transações que o Governo realiza diretamente ou através de suas ramificações - órgãos da administração indireta - e de cujo esforço resultam as condições de funcionamento de todas as suas atividades, bem como podem resultar acréscimos financeiros no patrimônio econômico-administrativo. Se destinam à manutenção e funcionamento de serviços legalmente criados. Compreendem as receitas correntes e despesas correntes.
                As operações correntes, segundo os autores, não constituem bens de capital, ao se converterem em moeda, se consomem no mercado. 
    Fonte: REIS, Heraldo da Costa. MACHADO JR., José Teixera. A Lei 4320 Comentada e a Lei de Responsabilidade Fiscal. -33º Ed. - Rio de Janeiro: Lumem Juris, IBAM, 2010.
  • Categoria Econômica da Despesa - Primeiro Nível

         Assim como a receita, este nível da classificação por natureza obedece ao critério econômico. Permite analisar o impacto dos gastos públicos na economia do País. A despesa é classificada em duas categorias econômicas, com os seguintes códigos:

    3 - DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS CORRENTES: classificam-se nessa categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

    4 - DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS DE CAPITAL: classificam-se nessa categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.