SóProvas


ID
4085167
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um diagnóstico socioeconômico que se proponha a ser útil e propositivo para Políticas Públicas deve se caracterizar como um estudo da situação social de uma determinada população, com textos descritivos ou analíticos, tabelas de dados, cartogramas e indicadores específicos, voltados a subsidiar um ou mais programas sociais previamente delineados. De modo geral, na elaboração de diagnósticos socioeconômicos propositivos, empregam-se indicadores de várias áreas temáticas analíticas ou de atuação governamental. A escolha de indicadores para uso no processo de formulação e avaliação de Políticas Públicas deve ser pautada pela aderência deles a um conjunto de propriedades desejáveis, particularmente,

Alternativas
Comentários
  • Propriedade dos indicadores sociais:

    1. Relevância Social

    2. Validade: Corresponde ao grau de proximidade entre o conceito e a medida, isto é, a sua capacidade de refletir, de fato, o conceito abstrato a que o indicador se propõe a “substituir” ou “operacionalizar”

    3. Confiabilidade: A confiabilidade de um indicador é uma propriedade relacionada à qualidade do levantamento dos dados usados no seu cômputo.

    4. Cobertura

    5. Sensibilidade: A sensibilidade de um indicador diz respeito a sua capacidade em refletir mudanças significativas se as condições que afetam a dimensão social referida se alteram.

    6. Especificidade: Especificidade do indicador corresponde a sua propriedade em refletir alterações estritamente ligadas às mudanças relacionadas à dimensão social de interesse.

    7. Periodicidade na atualização: A periodicidade com que o indicador pode ser atualizado e a factibilidade de sua obtenção a custos módicos são outros aspectos cruciais na construção e seleção de Indicadores Sociais para uma dada temática.

    8. Desagregabilidade

    9. Factibilidade para obtenção

    10. Comunicabilidade: Diz respeito à transparência da metodologia de construção do indicador. Ademais, um bom indicador deveria ser, tanto quanto possível, facilmente “comunicável”, compreensível aos demais. 

    11. Replicabilidade de sua construção

    12. Historicidade

    Fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/indicadores/sistema_br/januzzi_indicadores_sociais_sist_inform.pdf