SóProvas


ID
4087042
Banca
UEG
Órgão
Prefeitura de Iporá - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Escola Municipal Tulipas vem modificando as características de sua gestão. Ampliou as ligações com a comunidade em seu entorno e fortaleceu o Conselho Escolar, que passou a ser constituído por professores, alunos, pais, funcionários e representantes da comunidade eleitos. Quando surgem problemas, eles conversam entre si. O Conselho Escolar tem acompanhado a frequência e o desempenho do alunado e participado das decisões pedagógicas e administrativas, inclusive no que tange ao uso dos recursos financeiros da escola, seja para obras de manutenção, para passeios educativos ou para compras de materiais didáticos. A Escola apresentada nesse exemplo está atuando

Alternativas
Comentários
  • Não, pois é de de curta extensão. Se fosse uma oração (ou seja, com verbo) ou um adjunto adverbial de longa extensão, como "no maior país da América do Sul", deveria haver vírgulas.

  • GAB:A A

    de acordo com a Lei n. 9.394/96 (LDB), pois tem um Conselho Escolar atuante, com participação comunitária. Isso requer uma estrutura administrativa da escola adequada à realização dos objetivos educacionais de forma coletiva, o que implica formas mais expressivas de tomada de decisão.

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve indicar a assertiva correta sobre o conselho escolar. Vejamos:

     "Conselhos Escolares

    As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

    Os conselhos escolares são constituídos por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores de escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

    Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

    Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores." (portal.mec.gov.br)

    a) Correta.

    "Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes."

    b) Incorreta.

    Um dos princípios do ensino conforme o artigo 3ª, III, é ter "pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas", ou seja, não é exclusiva do professor como afirma a assertiva.

    c) Incorreta.

    O conselho escolar não traz ruptura com a pluralidade social e cultural, na verdade, liga a pluralidade social e cultura visto que une vários grupos sociais em prol da educação.

    d) Incorreta.

    O conselho escolar não está em desacordo com a LDB e nem fere a autonomia de construir saberes, na verdade, o conselho escolar ajuda o aluno, pois assim a escola toma decisões com a ajuda dos pais e da comunidade que por vez conhece a necessidade do educando e do ambiente em que vive.

    e) Incorreta.

    Pelo contrário, a participação do conselho escolar faz com que a família tenha maior oportunidade de interagir com a escola e assim tendo maior destaque.

    Referência bibliográfica: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Escolar. Acesso em 03 de janeiro de 2022.

    Gabarito: A