-
VALOR PRIMÁRIO
VALOR ATRIBUÍDO AOS DOCUMENTOS EM FUNÇÃO DO INTERESSE QUE POSSAM TER PARA O GERADOR DO ARQUIVO,LEVANDO-SE EM CONTA A SUA UTILIDADE PARA FINS ADMINISTRATIVOS,LEGAIS E FISCAIS.
-
errada!
O valor primário é aquele que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.
até mais!
-
Item Errado
Valoração dos Documentos
Para a aplicação dos critérios de avaliação dos documentos de arquivo, deve-se identificar os seus valores primário e secundário.
• VALOR PRIMÁRIO
Refere-se ao valor que o documento apresenta para a consecução dos fins explícitos a que se propõe, tendo em vista seu uso para fins administrativos, legais e fiscais.
– Valor administrativo: valor que possuem os documentos que testemunham a política e os procedimentos adotados pelo organismo, no desempenho de suas funções.
– Valor legal ou jurídico : valor que possuem os documentos que envolvem direitos a curto ou longo prazos tanto do Governo quanto de terceiros e que possuem caráter probatório.
– Valor fiscal : valor que possuem os documentos relativos a operações financeiras e a comprovação de despesas e receita.
• VALOR SECUNDÁRIO :
Refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originalmente criados : o documento passa a ser fonte de pesquisa e informação para o próprio serviço e para terceiros.
Que Deus nos abençoe e bons estudos!!!
-
Gabarito errado
Documentos de valor primário / administrativo - refere-se a os documentos que a instituição mantém em sua guarda para dar suporte às atividades que realiza no dia a dia. Está relacionada ao motivo pelo qual o documento foi criado e por isso está presente em todo documentos quando de sua criação. É um valor temporário, ou seja, todo documento , em determinado momento de sua existência prescreverá administrativamente.
-
Valor primário: valor atribuído aos documentos em função do interesse que possam ter para o gerador do arquivo levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais. Os arquivos de valor primário possuem valor probatório , ou seja, valor intrísceco de um documento que lhe permite servir de prova legal.
A definição em questão, valor que o documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório, refere-se aos documentos de valor secundário:
Possibilidade de uso dos documentos para fins diversos daqueles para os quais foram originalmente criados. O documento passa a ser fonte de pesquisa e informação para o próprio serviço e para terceiros.
-
Os documentos de valor primários, correntes, dinâmicos ou ativos são assim classificados por causa do seu uso, ou seja, por conta da constante utilização e requisição. Por isso que estes documentos estão diretamente relacionados aos seus respectivos setores de trabalho.
Desta forma, a questão se equivocou, pois é pelo uso e seu valor. Os documentos correntes têm valor administrativo, ou seja, também podem ser classificados por causa de seu valor. Enquanto os documentos permanente, por exemplo, têm valor secundário e isto altera o seu estado e o seu conteúdo que passe de administrativo (corrente) para histórico (permanente).
Espero que tenha auxiliado
Abraços e bons estudos.
-
A colega Letícia fez uma bela análise da questão.
Simplificando:
- Valor Primário (imediato): administrativo, jurídico, fiscal
- Valor Secundário (mediato): histórico, probatório, informativo.
A questão refere-se ao valor informativo como primário.
Errada a assertiva!
-
Valor primário: Finalidade FUNCIONAL (Arquivos Correntes e Intermediários)
Valor secundário: Finalidade HISTÓRICA (Arquivos Permanentes)
-
Gab. E
QUESTÃO REECRITA CORRETAMENTE: O valor INFORMATIVO é aquele que um documento possui pelas informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.
DIBRATE:
Definição Valor informativo - Valor que um documento documento possui pelas informações informações nele contidas, independentemente de seu valor probatório.
valor primário Valor atribuído a documento em documento função do interesse que possa ter para a entidade produtora, entidade produtora levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.
Definição Valor primário - Valor atribuído a documento em documento função do interesse que possa ter para a entidade produtora, entidade produtora levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.