SóProvas


ID
4088275
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a história do Brasil no período imperial, assinale o que for correto.

O período regencial foi caracterizado por grande instabilidade política, por rebeliões e por movimentos separatistas nas províncias. Normalmente, as revoltas derivaram de conflitos de ideias entre setores da elite sobre o funcionamento do Estado, mas a Revolta dos Malês, na Bahia, em 1835, tinha forte conteúdo social, já que envolveu grande número de escravos. Essa revolta recebeu esse nome porque foi liderada por escravos africanos de religião islâmica, chamados malês.

Alternativas
Comentários
  • Os envolvidos nessa revolta foram, em sua maioria, escravos nagôs (também conhecidos como iorubás) e haussás – embora os segundos estivessem em menor número. Os participantes da revolta eram, em geral, muçulmanos, embora tenham existido aqueles que fossem adeptos de religiões de matriz africana.

    O grande número de muçulmanos participando dessa revolta influenciou na forma como ela foi chamada. A palavra “malês” utilizada para nomear o acontecimento é derivado de imalê, que no idioma iorubá significa “muçulmano”. Ao todo, cerca de 600 africanos participaram da Revolta do Malês.