SóProvas


ID
4088422
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A paisagem é sempre uma herança”. Para o geógrafo Aziz Nacib Ab’Sáber, a paisagem tem herança histórica e cultural dos povos, agindo sobre os diferentes ambientes que têm características distintas de solo, clima, vegetação, relevo e água. Como resultado dessa combinação, surgem, no Brasil, espaços e lugares diversos, expressivos e originais que permitiram a divisão do território brasileiro em seis domínios morfoclimáticos e fitogeográficos [...] além das faixas de transição (MONGELLI, M. de M. Geografia da vida brasileira. Revista Desafios do Desenvolvimento, Brasília, DF, Ano 9, Edição 72, 2012. In: www.ipea.gov.br/desafi os/index.php?opt.).

A partir da análise do texto acima, assinale o que for correto.

Os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos, do ponto de vista espacial, podem ser denominados área nuclear ou core. O Pantanal, que ocupa a região Oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, é um exemplo, pois apresenta uma mescla de espécies típicas do cerrado, das florestas tropicais e de campos.

Alternativas
Comentários
  • RESUMO SOBRE O PANTANAL

    Pantanal é o menor bioma brasileiro. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia.

    É um bioma extremamente rico quando o assunto é fauna brasileira, pois abriga grande parte dos animais existentes no Brasil. Sua preservação ambiental é alta, sendo considerado o bioma mais preservado do país de acordo com os órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

    O Pantanal apresenta grande integração de outros biomas, podendo ter áreas de ocorrência com o Cerrado, a Caatinga, e florestas tropicais. Entretanto, a principal característica desse bioma é sua planície inundada, sua marca registrada no Brasil. apresenta solos pouco férteis naturalmente e por isso é usado insumos agricolas.

    O Pantanal está localizado em uma área de ocorrência do clima tropical, com duas estações bem definidas: o verão chuvoso e o inverno seco. Esse fato é essencial para a atividade turística da região, uma das grandes impulsionadoras da economia.