SóProvas


ID
408865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação a legislação, normas e recomendações acerca
de gestão de documentos e informações em arquivos
governamentais, julgue os itens de 40 a 41.

Implantar um programa de gestão documental consiste em aprimorar a administração do uso e da circulação de informações, aplicando técnicas modernas e recursos tecnológicos no controle do fluxo e da estruturação dos dados, organizando-os de modo a permitir um acesso rápido e direto a informações estratégicas, aumentando a eficácia e a eficiência e, dessa forma, proporcionando suporte para as decisões político-administrativas do Estado.

Alternativas
Comentários
  • alguem sabe informar onde reside o erro da questão?
  • Encontrei uma definição interessante:
    "Implementação do sistema de gestão arquivística de documentos consiste na execução do projeto por meio de:treinamento de pessoal;introdução do sistema de gestão arquivística de documentos ou adaptação do já existente;integração do sistema de gestão arquivística de documentos com os procedimentos e os sistemas de informação e comunicação existentes.
    Os produtos resultantes deste passo podem incluir:regulamentação das políticas, diretrizes e procedimentos, por meio de normas e manuais;material de treinamento;documentação dos processos de conversão e migração dos sistemas;relatórios sobre avaliação de desempenho do sistema de gestão arquivística de documentos.

    Fonte:unesp.br/ccad//mostra_arq_multi.php?arquivo=6983

    Concordo com o colega que o que deixa a questão incorreta é
    o seguinte trecho :"...aplicando técnicas  modernase recursos tecnológicos no controle do fluxo e da estruturação dos dados..." já que as técnicas podem ser modernas ou adaptação daquelas já existentes.
  • Implantar um programa de gestão documental consiste em aprimorar a administração do uso e da circulação de informações, aplicando técnicas modernas e recursos tecnológicos no controle do fluxo e da estruturação dos dados, organizando-os de modo a permitir um acesso rápido e direto a informações estratégicas, aumentando a eficácia e a eficiência e, dessa forma, proporcionando suporte para as decisões político-administrativas do Estado.


    A gestão documental não visa só favorecer a desições político-administrativas  do estado. Ela proporciona e agiliza acesso da informação à população.




  • O texto esta ERRADO, quando diz ser suporte para as decisões político-administrativas do ESTADO. 

    ......
    Um  programa  de  gestão  de  documentos,  desenvolvido  através  da   aplicação  de modernas técnicas e recursos tecnológicos, assegura a melhoria dos serviços arquivísticos, resgatando, com isso, a função social que os arquivos devem ter, aumentando-lhes a eficácia, garantindo o cumprimento dos direitos de cidadania e sendo suporte para as decisões político- administrativas da instituição.... ...............Uma  política  de  gestão integrada  da informação  só terá sentido  se  considerar  as funções de gestão de arquivos (ROUSSEAU e COUTURE, 1998). A gestão dos arquivos é o que permite o acesso às informações arquivísticas. Estas só poderão ser úteis se fizerem parte de um programa integrado de gestão, centrado na missão e nos objetivos da organização
     
  • Acredito que o erro da questão esteja na definição da gestão documental como "CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES", acredito que seja circulação de documentos.

  • Pessoal, me desculpem!! Mas não acho que o erro esteja nessa parte do "suporte para as decisões político-administrativas do Estado". A gestão documental tem sim essa prerrogativa.

    Olhem o que Jardim fala:

    "A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos:

    - ao garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente;

    - ao garantir que menor número de documentos inúteis e transitórios fossem reunidos a documentos de valor permanente;

    - ao garantir a melhor organização desses documentos, caso atingissem a fase permanente;

    - ao inibir a eliminação de documentos de valor permanente;

    - ao garantir a definição de forma criteriosa da parcela de documentos que constituíssem o patrimônio arquivístico de um país, ou seja, de 2 a 5% da massa documental produzida, segundo a Unesco."

    Para mim o erro está em definir que todas essas atividades fazem parte da implantação da gestão documental.

    Eu to com a leve sensação que a definição da questão tem mais a ver com "Gestão da informação", pela leitura do livro Arquivística: temas contemporâneos, no qual indica algumas diferenciações.

    Infelizmente ainda não achei uma literatura que tratasse exatamente como a questão falou. Se alguém encontrar, por favor, compartilhe com os colegas!!!

  • Gab. E

    Concordo com Mari M, a questão trata da "Gestão da Informação" pelo Centro de documentação ou informação, e não da gestão documental. Aliás, essa troca já foi tema de prova do CESPE e da Quadrix.

    LEONARDO REIS, João Tiago; Arquivologia Facilitada

    Centro de Documentação ou Informação têm a finalidade de realizar a guarda e a preservação para dar acesso a informações e documentos. A literatura arquivística considera “Centro de Documentação ou Informação” a instituição que pode tratar, ao mesmo tempo, de informações arquivísticas, bibliográficas ou museológicas. Assim, o foco do Centro de Documentação ou Informação é na disseminação de informação ou de documentos aos usuários, independentemente das características de tais conjuntos de dados.

    VALENTINI, Renato; Arquivologia para Concursos

    Segundo a Professora Heloísa Liberalli Bellotto “a finalidade [do Centro de documentação ou informação] é informar, com o objetivo cultural, científico, funcional ou jurídico, conforme a natureza do material reproduzido ou referenciado”.