SóProvas


ID
4091032
Banca
Quadrix
Órgão
CAESB - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

    Estatísticas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) apontam o Brasil entre os cinco primeiros do mundo em número de acidentes no trabalho. São em média quinhentos mil por ano, sendo que quatro mil deles resultam em morte. Segundo cálculos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões por absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas por uso de álcool e outras drogas. Dados levantados pela OIT indicam que de 20% a 25% dos acidentes de trabalho no mundo envolvem pessoas intoxicadas que machucam a si mesmas e aos outros.

Internet:<http://www.sesipr.org.br/> (com adaptações).

Entre os estimulantes do sistema nervoso central, estão a cocaína e as anfetaminas. No que diz respeito às características dessas drogas e às consequências de seu uso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA! A cocaína por via intranasal, possui meia-vida de 50-78 minutos, Já para via respiratória e intravenosa possui, respectivamente entre 38-58 e 40-67 minutos. Para as anfetaminas a meia-vida varia de 7-8 horas em urina ácida e 18-33 horas em urina alcalina. Logo, o tempo de meia-vida das anfetaminas é maior comparado com a cocaína.

    b) INCORRETA! O cloridrato de cocaína ("sal") é hidrossolúvel.

    c) CORRETA

    d) INCORRETA! Causa midríase (dilatação da pupila).

    e) INCORRETA! Causa irritabilidade, ansiedade, insônia, cansaço físico, disfunção cognitiva, quadros psicóticos e paranoia.