SóProvas


ID
4091587
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Estudo associa câncer de mama a sedentarismo e alimentação


    Pesquisa desenvolvida por meio do mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, da Ufac, pretende avaliar a relação entre sedentarismo, nutrição e aparecimento de câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos no Estado do Acre. O estudo é conduzido pelas mestrandas Carina Hechenberger e Ramyla Brilhante, com orientação do professor Miguel Junior Sordi Bortolini. 

    O projeto de pesquisa “Avaliação do Nível de Atividade Física, Estado Nutricional e Qualidade de Vida de Mulheres Atendidas no Centro de Controle em Oncologia do Acre (Cecon)” foi apresentado ao programa em 2018; atualmente, se encontra na fase de coleta de dados, através da aplicação de questionários a usuárias do serviço de saúde. “São 13 tipos diferentes de câncer altamente influenciados pelo sedentarismo; destes, o que sofre maior impacto é o de mama”, destaca Miguel Bortolini. “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.” 

    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum em todo o mundo, com 1,7 milhões de casos. A estimativa é que para o biênio 2018-2019, somente no Brasil, 60 mil novos casos entre mulheres sejam confirmados para cada ano — um risco estimado de 57 casos a cada 100 mil brasileiras. “Fatores genéticohereditários são responsáveis por até 10% desses casos de câncer de mama. Os comportamentais e ambientais, como alimentação e atividade física, respondem por até 30% dos casos”, enfatiza Carina Hechenberger.[...] 

    A relação entre inatividade física e sedentarismo com pacientes do Cecon vai ser analisada a partir de universo mínimo de 360 mulheres, conforme indicadores sociodemográficos, históricofamiliar, nutricional e de qualidade de vida. Tudo a partir de questionários referendados internacionalmente. O objetivo é investigar se, pelo nível elevado da população com sobrepeso e obesidade no Acre, há também uma maior influência de diagnóstico positivo para esse tipo de câncer.[...]

    Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental. “Para evitar o câncer de mama, é necessário realizar de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana ou de 75 a 150 minutos de exercícios vigorosos por semana”, recomenda. “Além disso, é bom realizar duas sessões por semana de exercícios resistidos, como musculação; não se deve esperar a doença se podemos preveni-la.”

(Fonte: UFAC)

Analise as afirmativas e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Há um trecho de opinião em: “A relação entre inatividade física e sedentarismo com pacientes do Cecon vai ser analisada a partir de universo mínimo de 360 mulheres”.
( ) Há um trecho de opinião em: “Além disso, é bom realizar duas sessões por semana de exercícios resistidos”.
( ) Um argumento para a defesa da tese do texto é: “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.”

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (F) Há um trecho de opinião em: “A relação entre inatividade física e sedentarismo com pacientes do Cecon vai ser analisada a partir de universo mínimo de 360 mulheres”. (Não é opinião, é uma constatação com base em estudos científicos). continuação do trecho: " [...] conforme indicadores sociodemográficos, históricofamiliar, nutricional e de qualidade de vida."

    (V) Há um trecho de opinião em: “Além disso, é bom realizar duas sessões por semana de exercícios resistidos”. (Há uma recomendação do professor Miguel Junior Sordi Bortolini).

    (V) Um argumento para a defesa da tese do texto é: “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.” (O texto defende a prática de exercícios físicos para prevenir a doença)

  • não concordo com esse gabarito aí não! A meu ver somente a opção 2 está certa, a opção uma e três estão erradas... primeiro que esse texto aí é dissertativo expositivo, não vi ninguém através de fatos, argumentos, tentando convencer o leitor. E segundo, o SE no início de oração é condicional, troque ela por CASO e seja feliz, e outra, a condição para a redução do câncer de mama é ser uma pessoa ativa: praticar atividades físicas, se alimentar bem etc... eu não vi esse opção aí como argumentos não!

    algum equívoco corrija me!

  • Errou porque não leu o texto.

    Foco!!!

  • A banca cobrou um detalhe da compreensão, a ordem do texto.

  • Consegui responder sem ler o texto. É notório perceber-se um erro na primeira afirmativa, De cara da pra ver que se trata de um dado cientifico (Citação) e não uma opinião como a afirmativa propõe .

    Perceba que a banca coloca a frase que ela quer no contexto da questão pra, de certa forma, ajudar ao candidato a não ler todo o texto e ganhar tempo.

  • Um argumento para a defesa da tese do texto é:

    “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.”

    =

    Infere-se do próprio título: Estudo associa câncer de mama a sedentarismo e alimentação