SóProvas


ID
4094332
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Câmara de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Segundo Fenili (2015) Na gestão de um bem patrimonial sendo uma das atividades o tombamento defina-o:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível).

    Fonte: ENAP, Apostila de Administração de Materiais

  • GABARITO: LETRA A

     TOMBAMENTO:

    É o ato de destinação de numeração ao bem. O bem, logo após tombado, deve adquirir

    marcação física (quando necessário e possível), ou seja, ter afixado uma plaqueta, sendo o

    número de tombamento único e intransferível, e mesmo com a exclusão de um determinado

    bem, a numeração não poderá ser reutilizada.

    O tombamento deve ser feito, preferencialmente, na entrada física do bem (nos casos de

    bem móvel) na unidade contábil do cadastramento. A fixação de placas para marcação

    física deve estar em local visível.

    FONTE: QC

  • GABARITO: LETRA A

    Tombamento = procedimento de identificação de um bem, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo este número de registro é afixada no bem (quando possível).

  • b) Sistemas de controle de estoques são ''Sistema de reposição contínua'' e ''Sistema de revisão periódica''

    c) Inventários

    GAB. A

  • A questão aqui examinada trata do conceito de tombamento de bens. Vamos analisar o que está envolvido em tal conceito e a partir disso buscar qual das alternativas pode ser marcada como correta.

    De acordo com Renato Fenili, tombamento é definido como um procedimento de identificação de um bem, efetuado na sua incorporação ao patrimônio de uma organização. Dado o tombamento, serão cadastradas, em um banco de dados, as informações mais importantes do bem tombado. Daí, ele receberá um número patrimonial, pelo qual ocorre sua identificação, e uma plaqueta contendo este número de registo afixada no bem, quando for possível.

    Diante do conceito acima exposto, vamos às alternativas apresentadas.

    A – CORRETA. É o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização.

    B – INCORRETA. Como vimos, tombamento não é uma ferramenta de controle dos estoques dos almoxarifados e dos ativos imobilizados.

    C – INCORRETA. O inventário é o procedimento de levantamento físico e contagens dos itens de material em uma organização, não o tombamento.

    D – INCORRETA. Vide alternativa “A”.

    Após analisar as alternativas apresentadas, podemos notar que o conceito de tombamento foi corretamente apresentado na alternativa “A”.

    Fonte: FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

  • Tombamento e carga patrimonial

    Procedimento administrativo de identificação de um bem permanente registrado na sua incorporação no patrimônio da organização. Registram-se as características do bem, seu valor de aquisição, etc... Vai para um sistema que associa esse bem a um número de registro patrimonial (não devem ser reutilizados).