SóProvas


ID
4094377
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Câmara de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, dispostos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Questão trata da Disciplina Constitucional ligada aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Examinemos alternativa por alternativa, à procura da única correta:

    Alternativa “a” incorreta: de acordo com o art. 5, IX, da CF/88, é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Portanto, incorreta a afirmativa. Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso da FCC, para Analista Judiciário - Direito, TJ - MA, em 2019 (Q1057364), foi considerado incorreto o seguinte enunciado: “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, desde que haja prévia licença do Poder Público”.

    Alternativa “b” incorreta: no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano (art. 5º, XXV CF/88). Atente-se: a indenização será sempre posterior, havendo dano. É uma forma de intervenção pública no direito de propriedade em situações emergenciais. Também se chama Requisição Administrativa. Exemplo prático e real: quando houve o acidente da Gol, com o jato Legacy, os destroços caíram em uma área particular. O exército ocupou a fazenda, por meio da requisição administrativa, a fim de realizar as buscas. Esquematizando: somente usar >>> sem indenização; Usar e dano ulterior (depois) >>> com indenização. Dica: Bancas, com frequência, mencionam: “independente de dano”. Ampliando o conhecimento: ulterior = posterior.

    Alternativa “c” correta: as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado (art. 5º, XIX, CF/88). Como se vê, apenas na dissolução se exige o trânsito em julgado. Atente-se: Bancas, com frequência, mencionam: “exigindo-se, em ambos os casos, o trânsito em julgado”. Esquematizando: DISSOLUÇÃO >>> Decisão judicial definitiva (transitada em julgado); SUSPENSÃO >>> Decisão judicial recorrível. Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso da FCC, para Técnico Judiciário - Área Administrativa, TRE - RN, em 2011 (Q87623), foi considerado incorreto o seguinte enunciado: “As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas por decisão administrativa, desde que devidamente fundamentada”.

    Alternativa “d” incorreta: a alternativa anterior consubstancia o gabarito da questão.

    GABARITO: C.

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES .

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADE SIM ! !

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado

    DISSOLVIDAS- DECISÃO JUDICIAL + TRÂNSITO EM JULGADO

    ATIVIDADES SUSPENSAS- DECISÃO JUDICIAL

    XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano

  • Esquematizando:

    Para suspender ou dissolver = Decisão Judicial

    Dissolução = exige trânsito em Julgado

    ------------------------------------------------------------------

    XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, desde que devidamente licenciada.

    Errado. Ao contrário: independentemente de censura ou licença é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, nos termos do art. 5º, IX, CF: Art. 5º, IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    b) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, não sendo assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

    Errado. Se houver dano, é assegurado, sim, indenização ulterior, nos termos do art. 5º, XXV, CF: Art. 5º, XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

    c) as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 5º, XIX, CF: Art. 5º, XIX - as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

    d) Nenhuma das alternativas.

    Errado. O item "C" encontra-se correto.

    Gabarito: C

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    A- Incorreta. É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Art. 5º, IX, CRFB/88: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

    B- Incorreta. No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano. Art. 5º, XXV, CRFB/88: "no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano”.

    C- Correta. É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 5º, XIX: “as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado”.

    D- Incorreta. A alternativa C está correta..

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.