SóProvas


ID
4096543
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Baseando-se em seus conhecimentos sobre a questão agrária no Brasil, leia atentamente as afirmações a seguir.


I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.

II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.

III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.


Podemos considerar corretas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  •  I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas. Correto. Movimento articulado pelo PCB (partido comunista br) Movimento surgiu em 1946

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social. Correto

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia. Começou ai  

  • I - Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas. - Assertiva correta, mas vale lembrar que as ações da reforma agrária no Brasil começaram a ocorrer de forma efetiva apenas nos anos de 1990+. Essas tiveram folego nos últimos 16 anos, entendendo como os dois mandatos de FHC , os dois mandatos de Lula , sendo , ao poucos, perdendo forças no governo Dilma + .

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social. - Com previsão na nossa CF/88 em seu art 5 Inciso - XIII ''- a propriedade atenderá a sua função social; ''

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia. Sim, herança maldita que demorou a ser combatida - ou nunca foi. No entanto , foi a maneira de incentivar o povoamento no BR.

  • para complementar o resumo dos senhores e das senhoras, e para aqueles que ficaram em dúvida sobre o que seria a função social da terra , segue o conceito:

    A " função social da terra " se resume em explorá-la de forma a gerar riquezas e trabalho para o povo . Expandindo essa noção , podemos dizer que a " função social da terra " é justamente a sua distribuição de forma igualitária para os que todos nela querem trabalhar 

  •       I.    As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. ITEM CORRETO.

         II.    Reforma agrária é uma política que visa dar novas definições para a distribuição da terra, a fim de garantir a finalidade social desta. ITEM CORRETO.

         III.    Durante o Brasil Colônia, o sistema agrícola que se valia de grandes propriedades rurais (o latifúndio) e mão de obra escrava ficou conhecido como PLANTATION. ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  •  I.    As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950. Um dos principais incentivadores do movimento foi Francisco Julião, advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A primeira liga surgiu em 1954, em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. ITEM CORRETO.

         II.    Reforma agrária é uma política que visa dar novas definições para a distribuição da terra, a fim de garantir a finalidade social desta. ITEM CORRETO.

         III.    Durante o Brasil Colônia, o sistema agrícola que se valia de grandes propriedades rurais (o latifúndio) e mão de obra escrava ficou conhecido como PLANTATIONITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • TODAS ESTÃO CORRETAS, COMPLEMENTO DE CADA UMA:

    I. Os movimentos pela reforma agrária ganham força no Brasil a partir dos anos de 1950, com a formação das Ligas Camponesas.

    Liga dos camponeses: começou no Nordeste na década de 50. 

    • No início de seu funcionamento, lutavam pelo fim do foro e do cambão, e pela assistência técnica e creditícia aos pequenos proprietários rurais 
    • A partir de 1961, assumiu uma luta radical a favor da reforma agrária. 

    -------------

    II. A reforma agrária é uma política de reestruturação fundiária, ou seja, de definição de regras para a posse da terra, com a finalidade de atender sua função social.

    • REFORMA AGRÁRIA: Distribuição/reorganização igualitária de terras que não desempenham o papel social da produção de alimento. 
    • QUEM FAZ ISSO É O INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é uma autarquia federal da Administração Pública brasileira. Foi criado pelo decreto nº 1 110, de 9 de julho de 1970, com a missão prioritária de realizar a reforma agrária

    -------------

    III. No Brasil, os latifúndios (grandes propriedades rurais) são heranças das plantations do Brasil colônia.

    Concentração fundiária: Evolução da estrutura fundiária

    -Período colonial (até 1822): monocultura com capitanias hereditárias. 

    • Foi com as sesmarias, a primeira forma de distribuição da terra, que a concentração fundiária se inicia. A coroa portuguesa entregava aos integrantes da nobreza grandes extensões de terra, eram as capitanias hereditárias. Os donatários das capitanias hereditárias poderiam deixar essas terras como herança e, ainda, distribuí-las em parcelas a outros membros da elite que pudessem explorá-la

    -Lei de terras (1850): passariam a ser adquiridas terras por meio da compra e venda ou por doação do Estado, com registro em cartório, ficando proibida a obtenção de terras por meio de ocupação. 

    • objetivo era manter os privilégios da elite, que na época eram os senhores escravocratas. Porque dando um preço a terra restringe-se o acesso a ela e, mantinha-se a classe de ex-escravos e imigrantes europeus subordinados como mão-de-obra, pois não conseguindo adquirir um pedaço de terra continuariam dependentes desta elite.