SóProvas


ID
4096546
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Vivem hoje no mundo 1,8 bilhão de crianças e jovens, com idade entre 10 e 24 anos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), jamais o planeta abrigou tantos jovens. A maior parte desse crescimento ocorre em países em desenvolvimento, que concentram nove em cada dez jovens. Agrande proporção de jovens na população em geral dessas nações representa um potencial enorm e para impulsionar o crescimento econômico e é chamado de bônus demográfico.

Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia - vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.150.)


Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre dinâmica demográfica no Brasil e no mundo, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Além dos erros de digitação, creio que a alternativa A também esteja correta.

    Visto que, por exemplo, se eu estou andando de bike com um colega e ele esta na minha frente e passa em um buraco e cai. Eu, naturalmente, irei desviar do buraco, tenho tempo de me planejar.

    O mesmo acontece com países que não atravessaram a transição demográfica. Creio, então, que eles podem se beneficiar mais do que os que já passaram por ela, assim tendo tempo para planejar e tirar maior proveito do bônus demográfico com políticas públicas, visando investir tudo, mesmo sendo pouco, em nível de instrução para os jovens. Haja vista que podem, também, analisar os erros cometidos por países que estão na fase última fase, da população idosa.

    Posso estar equivocado, qualquer erro mande mensa

  • gabarito letra C

    tararau, nesse caso o país vai passar pela transição demográfica, tendo em vista que investir em tudo isso que vc falou favorece o envelhecimento da população e o controle da natalidade, invertendo a base da pirâmide, portanto.

    e outro ponto, se os países não atravessam como podem se beneficiar do bônus? se pra ter o bônus eles primeiro tem que passar pela transição demográfica.

    espero ter ajudado, qualquer erro manda MSG

    bons estudos

  • transição (é basicamente a mudança da estrutura populacional de determinado local)

    exemplo

    se eu tenho a pirâmide 1 ,de modo fixo em um país, tenho que investir em escolas e etc, pois a população será, majoritariamente, jovem. (lembrem-se da base larga)

    a partir do momento que ocorrer a transição (jovens já podem trabalhar), aí sim terei o benefício da chamada transição, teoricamente: vou ter mão de obra de sobra, além de poder investir "menos" em escolas e etc.

    é o chamado bônus demográfico.

    e, de fato, cada país tem seu próprio ritmo de envelhecimento populacional, conforme o estágio em que se encontra na chamada transição demográfica.

  • O erro da alternativa D é o investimento em geração de emprego, pois é feito com ênfase depois ou durante a transição demográfica.

  • bônus demográfico, pelo que sei, é quando a maior parte da população é economicamente ativa e geralmente jovens ainda não estão produzindo, porém consomem, por exemplo: educação.