SóProvas


ID
4096549
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A crise hídrica vivida pelos moradores do Sudeste chamou atenção pelo ineditismo e por ocorrer na região mais desenvolvida e populosa do Brasil, um país que é abundante em água. O território nacional é cortado por centenas de rios,  entre eles o Amazonas, o mais caudaloso do planeta, que acumula a maior reserva de água doce do globo, equivalente a 12% do total. Na América do Sul, somos donos de 70% dos mananciais de água doce.

(Fonte: Revista Atualidades. Guia do Estudante: Geografia- vestibular + Enem, 2° semestre 2015, p.74)


A partir da afirmação anterior e de seus conhecimentos sobre a hidrografia e a crise hídrica no Brasil e no mundo, leia as proposições a seguir.


I. A falta de chuvas é a principal causa da crise hídrica no Sudeste do país, mas outros fatores também contribuíram para o problema, tais como o crescimento desordenado das cidades e as falhas no sistema de distribuição.

II. O enfrentamento da falta de água passa, necessariamente, pelo uso racional do recurso por toda a sociedade, cabendo à população economizar no uso diário; aos agricultores, encontrarem meios eficazes de irrigar as lavouras; e as indústrias, implantarem sistemas de reuso de água.

III. A falta de água no mundo está tão somente ligada à sua distribuição geográfica, uma vez que esses mananciais hídricos estão ligados a regiões que apresentam altos índices pluviométricos, o que justifica sua escassez em climas mais secos.


Das afirmações elencadas acima, pode-se considerar que: 

Alternativas
Comentários
  • A falta de chuvas é a principal causa da crise hídrica no Sudeste do país?

    Não seria o crescimento desordenado das cidades e as falhas no sistema de distribuição os motivos primários da crise e a ausência de chuva um segundo nível desse problema?

  • a III está errada pois a crise dagua nao esta somente ligada a questoes geograficas, mas também a questoes politicas.

  • A crise hídrica é resultado dos baixos níveis de água nos reservatórios, no momento em que deveriam estar em níveis normais para atender as necessidades da população.

    No Brasil, a falta de água tornou-se mais grave a partir do ano de 2014. Na ocasião, a região Sudeste foi a principal afetada. A atual crise hídrica do Brasil é considerada a pior da história.

    Apesar do Brasil apresentar quase um quinto das reservas hídricas do mundo, a falta de água é uma realidade em várias regiões do país. Alguns estudos indicam que os episódios de falta de recursos hídricos devem se repetir nos próximos anos.

    Além disso, a água não é igualmente distribuída no território brasileiro. Por exemplo, a região Norte concentra a maior parte da reservas hídricas do país, ao mesmo tempo é a região com a menor densidade demográfica.

    No Sudeste e Nordeste, onde está concentrada a maior parte da população e atividades industriais, existem poucas reservas hídricas.