-
O transtorno da linguagem está fortemente associado a outros transtornos do neurodesenvolvimento
em termos de transtorno específico da aprendizagem (leitura, escrita e aritmética), transtorno
de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno do espectro autista e transtorno do desenvolvimento
da coordenação. Está, ainda, associado a transtorno da comunicação social (pragmática).
História familiar positiva de transtornos da fala e da linguagem costuma estar presente.
-
NÃO CONCORDO COM O GABARITO! Um tique é um movimento motor ou VOCALIZAÇÃO repentino, rápido, recorrente e não ritmado, TENDO ASSIM, ligação com os transtornos de LINGUAGEM. Acredito que a resposta poderia ser a alternativa C.
-
Acredito que o gabarito esteja incorreto, o item A coloca "Neurodesenvolvimento", tendo em vista que, no DSM-V, os transtornos da linguagem estão inseridos dentro do capítulo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Ao ler esse manual, percebe-se que os transtornos foram agrupados tanto dentro dos capítulos quanto em relação a posição dos capítulos justamente para indicar as relações e proximidades entre as diferentes classificações, espectos e diagnósticos.
Em suma, o item A erra ao utilizar uma metonímia (substituição do todo pela parte). Ou seja, os itens B, C, D e E são transtornos agrupados no capítulo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.
O item A deveria ser o incorreto.
-
Essa questão deveria ser anulada já que o transtorno da linguagem é um tipo de transtorno do neurodesenvolvimento (está incluso na classificação de "transtornos do neurodesenvolvimento").
-
(DSM-5, p. 44)