-
GABARITO: LETRA E
Segundo Luciana Duranti e o Manual de Gestão de Documentos de Arquivo do Arquivo Nacional, os documentos de arquivo possuem as seguintes características:
Unicidade: cada documento de arquivo tem lugar único na estrutura documental a qual pertence. Esse aspecto está relacionado com à função “única” que os documentos executam dentro do contexto organizacional.e, não ao número de cópias produzidas;
Naturalidade: os documentos são acumulados de acordo com as atividades da instituição, ou seja, sua acumulação ocorre dentro das transações por ela executadas;
Imparcialidade: está relacionada ao fato de que a produção documental ocorre em determinado contexto e para determinado fim. Embora os documentos sejam redigidos por meio de uma ação humana eles são imparciais, pois são criados para atender um objetivo específico, como por exemplo, a compra de um material;
Autenticidade: o documento de arquivo é autêntico quando é o que diz ser, sendo livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Um documento autêntico é aquele que se mantém da forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção;
Inter-relacionamento: os documentos estabelecem relação entre si e com as atividades que os geraram. Desta forma, o documento de arquivo deve ser analisado dentro do seu conjunto e não como peça isolada.
GRAN CURSOS.
-
GABARITO E
Pelo princípio da IMPARCIALIDADE, os documentos foram criados no exercício de atividades específicas e para atender a essas atividades, não para usos e olhares que lhes serão dados no futuro.
A CUMULATIVIDADE ou NATURALIDADE considera que o arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica. Assim, os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados de modo natural nas administrações, em função dos seus objetivos práticos.
A AUTENTICIDADE está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia. Os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas.
O princípio do INTER-RELACIONAMENTO ou VÍNCULO ARQUIVÍSTICO, que decorre do caráter orgânico, ou seja, do princípio da organicidade, liga os documentos uns aos outros por meio de uma relação complementar. Quando um documento é separado de seu conjunto ele perde muito do seu significado.
-
Gabarito: E
Segundo a Autora, no seu artigo Registro Documentais Contemporâneos como Provas de Ação, as características dos documentos são:
Imparcialidade;
Autenticidade;
Naturalidade;
Inter-relacionamento, tbm conhecido como Organicidade;
Unicidade.
-
A Criação/produção, aquisição, avaliação, preservação/conservação e difusão/acesso.( SÃO FUNÇÕES ARQUIVÍSTICAS)
B Proveniência, respeito aos fundos, ordem original, organicidade e naturalidade. (SÃO PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS)
C Legalidade, imparcialidade, moralidade, publicidade e eficiência. (SÃO PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E 1 CARACTERÍSTICA)
D Imparcialidade, ordem original, autenticidade e proveniência. (MISTUROU PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS E CARACTERÍSTICAS)
E Imparcialidade, naturalidade, autenticidade e inter-relacionamento. (GABARITO, APENAS CARACTERÍSTICAS).
-
Imparcialidade, naturalidade, autenticidade e inter-relacionamento. = CARACTERÍSTICAS
Proveniência, respeito aos fundos, ordem original, organicidade e naturalidade. = PRINCÍPIOS