Características do Fordismo:
*Padronização da produção
*Esteira rolante e linha de montagem
*Diminuição do tempo de produção
*Divisão rígida de tarefas
*Barateamento dos produtos e produção em massa
Fonte: Brasil escola
GAB: E
Só complementado meus caríssimos colegas.
Taylorismo: (1856-1915) consiste num sistema de organização industrial desenvolvido por Frederick Taylor, economista e engenheiro mecânico estadunidense. O principal objetivo desta técnica é otimizar as tarefas desempenhadas nas empresas, através da organização e divisão de funções dos trabalhadores.
Fordismo: termo criado por Henry Ford, em 1914, refere-se aos sistemas de produção em massa (linha de produção) e gestão idealizados em 1913 pelo empresário estadunidense Henry Ford. Ford implementou nas suas fábricas um sistema de esteiras rolantes, em que os veículos eram direcionados para os trabalhadores montadores, que ficavam parados. O processo tornou-se mais organizado, com um início, meio e fim.
Toyotismo: é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque. Na linha de produção fordista, o trabalhador tem uma única função determinada. Já no Toyotismo, ele deve estar apto a exercer as mais diversas tarefas e conhecer bem a forma com que o produto é feito. ... Era esse nível de especialização pregado pelo fordismo.
Volvismo: O Volvismo é um sistema de produção industrial capaz de conciliar alta tecnologia, organização e valorização dos funcionários. ... Foi idealizado pelo engenheiro indiano Emti Chavanmco, na década de 1960, como um novo modelo de organização do trabalho.