SóProvas


ID
4104589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O tributo é o dever do contribuinte de pagar ao Estado certa quantia em dinheiro, independentemente de lhe ter sido prestado algum serviço e sem qualquer vinculação com alguma prática ilegal por ele exercida. A exigibilidade decorre de o contribuinte estar inserido em quaisquer das hipóteses descritas em lei como geradoras da obrigação tributária. É o mais importante instrumento arrecadador dos Estados modernos, embora não seja o único. No que se refere a esse assunto, julgue o seguinte item.

Taxa é arrecadada por todas as pessoas jurídicas de direito público interno, ao mesmo tempo, desde que, nas situações descritas pela Constituição Federal e em suas normas gerais, prestem ou coloquem à disposição dos usuários os serviços descritos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO

    Art. 145, CF. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:

    II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;

    COMPLEMENTAÇÃO:

    Taxa é arrecadada por todas as pessoas jurídicas de direito público interno (...)

    As autarquias não possuem competência tributária para criar taxa mas podem receber a capacidade tributária ativa por meio de delegação para arrecadá-las. Por exemplo, Taxas de Saúde Suplementar arrecadada pela Agência Nacional de Saúde - Lei 9.961/2000, art. 18.

    (...) desde que, nas situações descritas pela Constituição Federal e em suas normas gerais, prestem ou coloquem à disposição dos usuários os serviços descritos.

    Não foi mencionada a possibilidade de cobrança em razão do poder de polícia, mas, para a banca CESPE, se estiver incompleto não necessariamente estará incorreto.

  • Taxa é arrecadada por todas as pessoas jurídicas de direito público interno, ao mesmo tempo, desde que, nas situações descritas pela Constituição Federal e em suas normas gerais, prestem ou coloquem à disposição dos usuários os serviços descritos. (certo)

  • Acertei, mas é questionável. Autarquias e fundações públicas de direito público não possuem competências para instituir taxas. Ademais, não apenas de serviço, mas existem taxas de polícia Adm.

  • Meu amigo! Que questão mais mal feita....

    Aí já sei o que vão falar: "Mas pra CESPE, incompleta é correta também". Problema é que, com essa redação, a questão não está incompleta. Está errada mesmo.

  • "Taxa é arrecadada por todas as pessoas jurídicas de direito público interno, ao mesmo tempo"

    Ao mesmo tempo? Entendi como bitributação.

  • Ao mesmo tempo?

    tipo de questão que fica em branco na prova kkkk

  • Gab: Certo

    Taxas: estão sujeitas ao direito público e seus princípios

    - só podem ser cobradas por pessoas jurídicas de direito público;

    - São obrigações compulsórias;

    - São instituídas em lei;

    - Não permitem autonomia de vontade do particular;

    - São receitas derivadas;

  • Questão redigida por alguém que está no ensino médio, provavelmente filho do redator da prova.

  • questão ta errada pessoal!

  • A questão tá certinha. "Ao mesmo tempo" é o modo, o tributo ocorre com base em uma lei instituída nos ordenamentos jurídicos brasileiro permitidos.

  • Faltou a aula de Português.

  • COMPLEMENTANDO:

    Art. 145, II, CF deixa claro que a possibilidade de cobrança de taxa por atividade estatal potencial ou efetiva refere-se apenas às taxas de serviço, de forma que só se pode cobrar taxa de polícia pelo efetivo exercício desse poder.

  • Contribuição:

    Pessoal, apesar da expressão "ao mesmo tempo", que realmente deixa em dúvida no momento de responder, acredito que se refira à competência comum, aquela segundo a qual todos os entes federativos podem instituir, como, por exemplo, taxas e contribuições de melhoria.

    Percebam que a taxa, tributo referido no enunciado, está inclusa na ideia da competência comum - todos os entes, "ao mesmo tempo", e desde que nas situações descritas na Constituição Federal, podem instituir.

    Apesar da má qualidade da redação, penso que a assertiva seja aproveitável.

    PS: Não estou defendendo a Banca, que, por vezes, é indefensável.

    GABARITO: "CERTO"

  • Achei essa questão mal formulada.