SóProvas


ID
4105504
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Manhumirim - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Os sons e o cérebro

    Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de escutar. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a voz dela. E reage a esses estímulos, virando a cabeça, chutando ou mexendo os braços, além de ficar com o coração batendo mais rápido. O bebê nasce, cresce, torna-se adulto e os sons continuam a provocar essas e outras reações mais sofisticadas: eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam.
    Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela criação dos mais diferentes sentidos e significados.
    Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.
    Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a logicomatemática e a linguística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.
   A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação. As imagens de instrumentos e os diversos ritmos e notações musicais podem ser relacionados com outras manifestações culturais, como a dança e o teatro, e permitem uma análise global da evolução do pensamento humano e suas manifestações.

(Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/sons-cerebro-514711.shtml.)

Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras.” (2º§) O acento indicador de crase presente no trecho anterior, justifica-se em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    locução adverbial feminina

  • GABARITO D

    A necessidade da crase na expressão à disposição é facilmente verificável ao substituir essa expressão por uma expressão sinônima que esteja no masculino. 

    Estou à disposição. (a + a = à)

    Estou ao dispor. (a + o = ao)

    Obs: À disposição é também sinônima de: às ordens, pronto, ao seu serviço.

  • Gab: D

    Geralmente as locuções adverbiais (expressões que indicam tempo, modo, etc.) formadas com substantivo feminino levam o acento grave de crase: à noite, às pressas, à força e, é claro, à disposição.

  • Gabarito -D

    Havia um antigo professor que sempre dizia:

    " A crase é um casamento".

    Temos um termo regente que solicita preposição + artigo feminino (a) do termo regido..

    A esta união damos o nome de CRASE.

     tinha à disposição

    ou sendo percebida pela troca do feminino pelo masculino..

    Tinha ao dispor.

  • Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras.

    "Ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo “a” mediante uma palavra feminina." ✔

    • Nos adjuntos adverbiais de modo, de lugar e de tempo femininos, ocorre crase.

    • Ex. à tarde, à noite, às pressas, às escondidas, às escuras, às tontas, à direita, à esquerda, à vontade, à revelia ...

    • Se não houver verbo indicando movimento, troca-se a palavra feminina por outra masculina; se diante da masculina, surgir ao, diante da feminina, ocorrerá crase; caso contrário, não ocorrerá crase.

    • Ex. Assisti à peça. Com crase, pois Assisti ao filme.

    • Paguei à cabeleireira. Com crase, pois Paguei ao cabeleireiro. 

    • Respeito as regras. Sem crase, pois Respeito os regulamentos.

    • Tinha à disposição. Com crase pois, Tinha aos montes

  • A) Crase não dá ênfase, mas ela especifica.

  • Havia um antigo professor que sempre dizia:

    " A crase é um casamento".

    Temos um termo regente que solicita preposição + artigo feminino (a) do termo regido..

    A esta união damos o nome de CRASE.

     tinha à disposição

    ou sendo percebida pela troca do feminino pelo masculino..

    Tinha ao dispor.