SóProvas


ID
4106791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

        Custo é o valor de todos os recursos utilizados na produção e distribuição de bens e serviços. Os custos em saúde podem ser classificados em: diretos e indiretos; fixos e variáveis; visíveis e invisíveis etc. Os custos fixos não são passíveis de alteração em curto prazo, já os custos variáveis dependem da dimensão do volume de sua produção. Para Griffiths (1981), os custos diretos são aqueles diretamente incorridos na provisão de relevantes serviços de saúde. Os custos diretos visíveis são perceptíveis nos orçamentos de serviços formais de saúde, enquanto que os custos diretos invisíveis correspondem a serviços de saúde fornecidos sem pagamento ou pagos informalmente por familiares dos pacientes. Indiretos são frutos das conseqüências particulares, doenças e suas seqüelas etc. Os custos indiretos visíveis são aqueles que podem ser medidos quanto a perdas da produção econômica ou à possibilidade de consumo. Já os custos indiretos invisíveis são largamente subjetivos, tais como os custos de reações psíquicas como dor, desconforto, ansiedade, estigma etc., e de difícil cálculo.

Marcelo Gurgel. Economia da saúde: da epidemiologia a tomada de decisão. In: Rouquayrol. Epidemiologia e saúde, 2003 (com adaptações).


Tendo em vista o texto apresentado acima e os custos hospitalares, julgue os itens que se seguem.

No ambiente hospitalar, pode-se dizer que os custos de uma cirurgia são considerados custos diretos visíveis, enquanto a suspensão de uma cirurgia eletiva de reconstrução de trânsito intestinal por falta de fio de sutura representa para o paciente custos indiretos invisíveis.

Alternativas