SóProvas


ID
4106998
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Manhumirim - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as características gerais dos peixes, analise as alternativas a seguir.

I. Alguns peixes osteíctes apresentam nadadeiras pares e outras ímpares. As dorsais e as ventrais são as pares, enquanto as ímpares são três: a peitoral, a caudal e a anal.
II. Os peixes, em sua maioria, respiram por brânquias; no caso dos condrictes, como, por exemplo, os tubarões, elas são protegidas por opérculos.
III. Os peixes são os únicos animais que possuem circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em uma volta completa pelo corpo.
IV. O sistema digestório dos peixes é composto basicamente por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino, sendo que os osteíctes possuem ânus.
V. No intestino dos condrictes há presença de cecos pilóricos, que aumentam a superfície de absorção de alimentos.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativa

Alternativas
Comentários
  • Tubarão não tem opérculo.

  • Os cecos pilóricos estão presentes nos peixes ósseos (osteictes) e não nos cartilaginosos. Assim como o opérculo protegendo as branquias nos peixes ósseos e ausentes nos cartilaginosos.

  • I. Alguns peixes osteíctes apresentam nadadeiras pares e outras ímpares. As dorsais e as ventrais são as pares, enquanto as ímpares são três: a peitoral, a caudal e a anal. (as nadadeiras dorsais, a caudal e a anal são ímpares enquanto as peitorais e pélvicas são pares)

    II. Os peixes, em sua maioria, respiram por brânquias; no caso dos condrictes, como, por exemplo, os tubarões, elas são protegidas por opérculos. (condrictes têm fendas branquiais sem opérculo)

    III. Os peixes são os únicos animais que possuem circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em uma volta completa pelo corpo. (Correto, possuem coração com 1 átrio e 1 ventrículo sendo a circulação simples -ciclo sanguíneo é fechado passando apenas 1 vez no coração- e completa -sangue rico em CO2 não se mistura com sangue rico em O2)

    IV. O sistema digestório dos peixes é composto basicamente por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino, sendo que os osteíctes possuem ânus. (Correto)

    V. No intestino dos condrictes há presença de cecos pilóricos, que aumentam a superfície de absorção de alimentos. (no intestino dos condrictes há uma válvula em espiral para ajudar na digestão; Cecos pilóricos são evaginações digiformes da parede intestinal dos osteíctes.)