SóProvas


ID
4108453
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os habitantes da paróquia de Chateaubourg, na Bretanha, consideram que o regime priva o proprietário do direito da propriedade, o mais sagrado, pois todo ano ele é obrigado a pagar a seu senhor uma renda em dinheiro ou em espécie. A dependência em relação aos moinhos também deve ser levada em consideração: ela sujeita [camponês] a utilizar os moinhos do senhor; dessa forma, ele é forçado a levar suas sementes a moleiros de honestidade nem sempre reconhecida, embora pudesse moer mais perto e escolher um moleiro de sua confiança.”

Caderno de queixas de Rennes para os Estados Gerais de 1789. Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau. São Paulo: SE/ CENP, 1980, p. 87


O trecho do documento acima aponta para uma realidade da sociedade francesa do final do século XVIII, que pode ser relacionada à

Alternativas
Comentários
  • Essa relação de dependência e "prisão" caracteriza a relação entre o camponês da Idade Média (pelo menos, no contexto francês) e os donos das terras, mais que suseranos, verdadeiros "reis" em uma sociedade iludida com uma religião que distorcia o real sentido de Jesus. Seja em comida, seja em serviços, o fato é que o regime de servidão degradou o próprio sorriso, que era sinônimo de desrespeito. Ora, não se podia sorrir, este que é o melhor remédio para as situações que enfrentamos, principalmente nesses dias pandêmicos. A alternativa que melhor retrata a situação do texto: A)

    Não havia monarquia, não havia ideia de Estado, não havia ideia de nação, não havia ideia de pertencimento, só de soberba e arrogância frente aos outros sentimentos melancólicos dos camponeses e vilões.

    A reflexão é necessária, liberta a mente das amarras do decorar.

    EsPCEx 2022