SóProvas


ID
4108762
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para aprofundar o conhecimento sobre a questão social, por meio da pesquisa e em coerência com o projeto ético-político profissional, é preciso conhecer os procedimentos de pesquisa e fazer escolhas. Em relação à pesquisa em Serviço Social, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O pesquisador extrai do objeto as suas dimensões de complexidade.

    O movimento é sempre no sentido objeto >> pesquisador

  • Gabarito D)

    D) Parte do real, orientado pela razão crítico-dialética, utilizando diversos procedimentos quantitativos e qualitativos para captar as diferentes dimensões do problema, situando-o em sua historicidade, mediações, contradições, ultrapassando a aparência.

    A natureza investigativa e interventiva é inerente a profissão de Serviço Social e a pesquisa parte do plano do real e ultrapassa aquilo que é visível na plano do imediato, em outra palavras a pesquisa "visualiza inicialmente a ponta do iceberg" e busca compreender as questões estruturais, mais profundas, que embasam a aparência.

  • A

    Parte da perspectiva de que o conhecimento se limita ao que pode ser observado empiricamente e quantificado, utilizando-se do positivismo para buscar dados quantitativos que expressem com toda a riqueza o real.

    B

    Adota uma leitura compreensiva do real, ouvindo os sujeitos que vivenciam os problemas sociais, pois somente eles podem expressar o que pensam e sentem diante das condições de vida, privilegiando, assim, a realização de entrevistas e a construção de história de vida.

    C

    Adota diferentes lógicas para conhecer o real, combinando a concepção positivista com a compreensiva, de forma a obter uma leitura repleta de mediações que deem as dimensões quantitativas do real, mas também seus aspectos qualitativos, subjetivos.

    D

    Parte do real, orientado pela razão crítico-dialética, utilizando diversos procedimentos quantitativos e qualitativos para captar as diferentes dimensões do problema, situando-o em sua historicidade, mediações, contradições, ultrapassando a aparência.

    E

    Reconhece que o conhecimento proveniente do intelecto (formal-abstrato) implica a aceitação passiva de informações que nos chegam à experiência pelo cotidiano, pela necessidade de sobrevivência, de reprodução da existência.