SóProvas


ID
4110595
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I
“Durante decênios, desenrolou-se uma guerra cultural contra os árabes e o islamismo nos Estados Unidos: caricaturas racistas assustadoras de árabes e muçulmanos dão a entender que são todos terroristas ou xeques, e que a região é uma grande favela árida, só prestando para a guerra ou o lucro”

(SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995,, p.370-371)

Texto II
“Ainda hoje, quase não existe literatura em árabe retratando os norte-americanos; a exceção mais interessante é a grande série de romances de Abdelrahman el Munif [...], mas seus livros são proibidos em diversos países e a Arábia Saudita, sua terra natal, cassou-lhe a cidadania. Até onde sei, ainda não existe nenhum instituto ou grande departamento acadêmico no mundo árabe voltado principalmente para o estudo dos Estados Unidos”.

(SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 363)

A partir da leitura dos dois fragmentos textuais acima, escritos pelo intelectual palestino-americano Edward Said, e dos seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que os mesmos representam:

I – o estranhamento que separa o Ocidente do Islã, fruto de uma leitura racista e caricatural elaborada pelo Ocidente, principalmente pelos Estados Unidos.
II – o “desenraizamento” territorial existente no mundo árabe, em que intelectuais, a exemplo de Abdelrahman el Munif, teve a cidadania cassada ao abordar, em seus romances, os Estados Unidos.
III – o pan-arabismo, uma tentativa dos Estados Unidos de modernizarem as sociedades árabes, unindo a política à religião.
IV – os movimentos sociais de inclusão, simbolizados na luta de Edward Said para inserir os Estados Unidos como objeto de estudo nos departamentos acadêmicos no mundo árabe.
V – o preconceito histórico e cultural que circula no ocidente, alicerçado na ideia de que os povos islâmicos são retardatários, primitivos e inferiores.

Estão corretas:

Alternativas