SóProvas


ID
4111195
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Durante a época das regências e mesmo depois dela, várias revoltas contestaram o poder central e ameaçaram a unidade nacional.”

CASTELLI JUNIOR, Roberto. História:texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. p. 426.

Nesse contexto, pode-se afirmar sobre as rebeliões do Período Regencial que

Alternativas
Comentários
  • os farroupilhas conseguiram impor a separação do Rio Grande do Sul, obrigando o governo central a negociar com os estancieiros rebeldes, aumentando a taxação sobre o charque estrangeiro.letra B. REVOLTOSOS TOMARAM PORTO ALEGRE, DECRETANDO A FORMAÇÃO DA REPÚBLICA RIO GRANDE OU PIRATININI,EM 1836. além disso, charque platino foi taxado em 25%.

  • GABA-B

    FARROUPILHA (RS-SC /1835-1845)

    --->Fazendeiros Charqueadores indignados com os impostos cobrados e com a entrada facilitada do Charque Platino no Brasil.

    --->Tinha o objetivo de criação de um governo autônomo,ou seja,separar do Brasil.

  • Revolução Farroupilha (1835-1845)

    A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, ocorreu na província do Rio Grande do Sul, e diferente dos movimentos que vimos até agora, foi protagonizada por membros das elites. A criação de gado e a produção de charque eram as principais atividades econômicas da região, mas há muito estancieiros e charqueadores reclamavam que seus produtos eram mais taxados que os oferecidos pela Argentina e Uruguai.

    Em 1845, após a ascensão de Pedro II ao trono brasileiro, um acordo de paz foi negociado entre o barão de Caxias e os revoltosos (o Tratado de Poncho Verde), no qual o governo se comprometeu a conceder anistia a todos os participantes, elevar impostos sobre o charque vindo de outras regiões e aliviar a produção nacional. Os escravos que lutaram no conflito foram alforriados, enquanto os oficiais farroupilhas foram incorporados no Exército brasileiro.