SóProvas


ID
4111351
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Diversos seres, entre eles algas, crustáceos e moluscos, carregados na água dos porões dos navios, podem causar desastres ambientais quando chegam nos portos estrangeiros, onde muitas vezes não encontram predadores naturais e se alastram. Aágua, em geral captada nos portos onde os navios saem, é utilizada pelas embarcações para dar equilíbrio quando a viagem é feita sem carga. Ao chegar ao porto de destino, a chamada “água de lastro” é liberada, causando uma migração involuntária de milhões de seres vivos.

Adaptado do texto disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2010/07/bioinvasao-trazida-por-navios-desafiacientistas-brasileiros.html Acesso em: 29 de setembro de 2013.


A expansão descontrolada das espécies exóticas nas diferentes regiões brasileiras justifica-se

Alternativas
Comentários
  • Comentário sobre a alternativa E

    TODA espécie tem, por natureza, um fator em comum que limite seu crescimento.

    Caso ela cresça e se torne uma super espécie, iria faltar alimentos, uma vez que essa espécie predaria todos (ou a maioria) e, na falta de alimento, a espécie se reduziria, sendo assim um fator limitante de crescimento.

    Claro, mesmo assim algumas espécies ainda se alastram e causam danos, mas dizer "ausência" está errado, talvez uma expressão "poucos fatores limitantes".