SóProvas


ID
4112509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Peter Drucker afirmou que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, mas países que sabem administrar a tecnologia existente e seus recursos disponíveis e potenciais e países que ainda não o sabem. Em outros termos, existem países administrados e países subadministrados.

Idalberto Chiavenato. Teoria geral da administração. vol. I. São Paulo: McGraw-Hill, 1987 (com adaptações).

Acerca da teoria das organizações e da administração e seus modelos clássicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    b) errado, pois a Rev. Industrial não provocou modificação na estrutura empresarial, mas sim na forma de produção que passou a ser acelerada e desordenada, assim podemos dizer que influenciou indiretamente o Fayol que focou sua teoria em estruturação.

    c) errada, pois ênfase em tarefas = Taylor; ênfase em estrutura = Fayol

    d) errada, A organização racional do trabalho teve como um dos instrumentos básicos o estudo dos tempos e movimentos.(até aqui certo) Tal instrumento definia o tempo padrão que, acrescentado aos tempos mortos,(errado, o tempo padrão é o resultado da soma de tempo médio + tempo morto) permitia a racionalização dos métodos de trabalho e o tempo destinado à sua execução.

  • Nunca ouvi falar!

  • Nunca nem vi essa p****.

  • "Ao longo dos séculos, a Igreja Católica estruturou sua organização com uma hierarquia de autoridade, um Estado-maior (assessoria) e uma coordenação funcional para assegurar integração. A organização hierárquica da Igreja é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob o comando de uma só cabeça executiva: o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior. A estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para as demais organizações que, ávidas de experiências bem sucedidas, passaram a incorporar os princípios e as normas utilizados pela Igreja Católica."

    CHIAVENATO, Introdução à Teoria Geral da Administração.

  • Sobre a letra "b":

    “A preocupação dos empresários se fixava na melhoria dos aspectos mecânicos e tecnológicos da produção, com o objetivo de produzir quantidades maiores de produtos melhores e de menor custo. A gestão do pessoal e a coordenação do esforço produtivo eram aspectos de pouca ou nenhuma importância. Assim, a Revolução Industrial, embora tenha provocado profunda modificação na estrutura empresarial e econômica da época, não chegou a influenciar diretamente os princípios de administração das empresas então utilizados.” INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO (9ª ED) – IDALBERTO CHIAVENATO.

  • Misericórdia!!!

    Não desistirei dos meus sonhos, jamais! avante...questões...