SóProvas


ID
4112602
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Pombos - PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com a evolução da produção industrial, analise as afirmativas sobre as fases da Revolução Industrial.

I. 2ª Fase: profundas transformações industriais no século XX, com informatização dos sistemas de produção, inclusive com robotização.

II. 1ª Fase: transição entre a produção agrária e início da industrialização a partir do século XVIII.

III. 3ª Fase: aperfeiçoamento do potencial produtivo com polos industriais até primeira metade do século XX.

IV. 3ª Fase: o trabalho com máquinas permitiu a substituição de muitos funcionários, o que reduziu custos.

V. 1ª Fase: a substituição do trabalho artesão por novas técnicas como o uso da energia a vapor.


Está CORRETO, o que se afirma, apenas, em

Alternativas
Comentários
  • 1º Fase: Máquina a vapor , ferrovias. Utilização de carvão e metais. Da manufatura para maquinofatura. ( Fim do séc 18)

    2º Fase: Eletricidade. Motor a Combustão (petróleo) , fundição de aço... Inicio da tecnologia da informação. ( Fim do séc 19)

    3º Fase : ( ou 4º ) Biotecnologia , nanotecnologia e mecatrônica.( 1960/70 até hoje). Se for levar em conta a fase Pré-Industrial que seria a fase da agricultura.

  • Letra D Correta -

    II - Errada - Segunda Fase não teve robotização

    III - Errada - não corresponde a terceira fase da industrialização o aperfeiçoamento do polos industriais.

  • Bommmmmm

  • A Revolução que teve robotização é a 3°, com a imersão dessa na 4°.

  • 1º FASE (1750 a 1850) : Alternativa II: 1ª Fase: transição entre a produção agrária e início da industrialização a partir do século XVIII.

    Cercamentos (Legais) foram decisivos para o processo de desenvolvimento industrial e marcam o início da Revolução. Parte dos senhores feudais ingleses passam a cercar suas terras, arrendando-as como pastagens para a criação de ovelhas e delas expulsando os camponeses. O processo de intensificou-se no séc. XVIII. Isso gerou um grande contingente de mão de obra que mantinham salários baixos.

    Alterntiva V: 1ª Fase: a substituição do trabalho artesão por novas técnicas como o uso da energia a vapor.

    Mão de obra abundante causada pelo êxodo rural. Introdução da máquina a vapor, criada em 1712, (usava carvão como combustível) mais aplicada em teares, navios e a locomotivas. Máquina de fiar, tear mecânico (as máquinas começaram a substituir o trabalho manual).

    FASE (1850 a 1950): Alternativa I:2ª Fase: profundas transformações industriais no século XX, com informatização dos sistemas de produção, inclusive com robotização.

    Descoberta de novas fontes de energia, (Petróleo e Eletricidade – invenção da lâmpada Heinrich Göbe – 1854).

    Invenção do motor a combustão. Formam o G – 7 (conjunto das sete maiores economias do mundo), países com alto padrão de vida, e com lugar garantido no centro de capitalismo mundial (Inglaterra, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Japão). Taylorismo (final do séc. XIX) e Fordismo (1914) a Robotização se da na 3º fase. Na década de 70, o modelo de produção fordista foi sendo substituído pelo Toyotismo.

    3º FASE (Meados da Década de 1950 – Dias Atuais, Pós-Segunda Guerra – Técnico Científica):

    Alternativa III:3ª Fase: aperfeiçoamento do potencial produtivo com polos industriais até primeira metade do século XX.

    Na verdade o que ocorre nessa fase é o maior crescimento do setor terciário (comércio e serviços). Surgem empresas interessadas no monopólio (dominação da oferta de um serviço ou produto). Ocorrem também os Trusts, Cartéis e Holdings.

    IV. 3ª Fase: o trabalho com máquinas permitiu a substituição de muitos funcionários, o que reduziu custos.

    Invenção do computador (1946) que acelerou o processo de informatização. O emprego de robôs na linha de montagem deu nova concepção para o termo indústria. O que acarretou na diminuição crescente do emprego de mão de obra humana (principalmente em tarefas braçais), sendo substituída pelas máquinas, sistemas automatizados, computadores e robôs industriais.