A Concepção Pedagógica Tradicional prevê a realização de uma prática educativa voltada especificamente para a formação intelectual e moral de crianças, jovens e adultos. Nesta vertente educacional, a escola é o local oficial da transmissão do conhecimento, sendo a sala de aula um ambiente voltado unicamente para o processo ensino-aprendizagem, no qual os professores têm a autoridade e os alunos devem ter obediência e aprender tudo o que lhes é ensinado.
A Concepção Pedagógica Cognitivista surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
O termo cognição pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.
A Concepção Pedagógica Humanista é uma vertente do ensino que foca na aprendizagem a partir de um ponto de vista do desenvolvimento da pessoa humana. Nesta modalidade de proposta pedagógica, o aluno tem liberdade para escolher quais atividades deseja realizar de acordo com as necessidades e interesses individuais e do grupo.
As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. A linha de pensamento apresenta duras críticas ao segmento behaviorista, enquanto se assemelha em alguns pontos com teorias construtivistas.
A Concepção Pedagógica Comportamentalista foi fundada pelo psicólogo John B. Watson. O principal objetivo do método de ensino comportamental é modificar comportamentos que possam ser prejudiciais e promover a aquisição de novos, positivos para o aluno e a sociedade em geral. Nesta proposta, os docentes são os detentores do conhecimento, responsáveis por ensinar todos os assuntos necessários para o pleno desenvolvimento dos estudantes.
Letra B
A) Concepção Pedagógica Tradicional - Errada na concepção tradicional o professor é detentor do conhecimento e o aluno é um ser passivo tem como bases comportamentais o inatismo.
B) Concepção Pedagógica Cognitivista- Correta falou de investigação, pesquisa aluno ativo lembre-se do progressivismo baseado no cognitivismo de Piaget o aluno constrói seu conhecimento o professor é apenas auxiliar é baseada na pedagogia de projetos.
C) Concepção Pedagógica Humanista - Errado a concepção progressivista é muito confundida com a não diretiva, mas apenas lembre-se do humanismo de Carl Rogers a educação é uma boa terapia e o estudante é o centro do processo.
D) Concepção Pedagógica Comportamentalista- Errado o comportamentalismo é baseado no tecnicismo tem como base o behaviorismo o comportamento do aluno é moldado, ele é uma folha em branco.