SóProvas


ID
4114318
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao tratar da relação mãe/bebê, em seu livro “O primeiro ano de vida”, R. Spitz estabelece critérios diagnósticos para a patologia dessa relação. Pensando no diagnóstico e na etiologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A)As relações entre mãe e filho podem ser divididas em duas categorias: incompletas e insuficientes.(Inadequadas e insuficientes)

    b)As relações insuficientes entre mãe e filho originam os distúrbios psicotóxicos, destacando-se entre eles a cólica dos três meses.(Relações inadequadas que geram os distúrbios psicotóxicos. No caso da cólica dos 3 meses é devido Supermissividade Ansiosa Primária)

    C)Nas doenças de carência afetiva, a personalidade materna atua como agente provocador da doença. (As de carência afetiva são marcadas pela ausência da mãe e dos cuidados maternos, a personalidade materna atua nas Inadequadas, gerando os distúrbios psicótoxicos)

    D)O hospitalismo é uma patologia em que o fator quantitativo é o principal responsável em sua etiologia.(Sim, por Privação Emocional Completa ocorrendo por mais de 5 meses)

    e)O eczema infantil origina-se numa relação insuficiente entre mãe e bebê.(Ocorre por uma relação Inadequada, no caso a Hostilidade disfarçada em Ansiedade)

    Relações Inadequadas: Ligadas à personalidade materna -> Distúbios psicotóxicos

    Relações Insuficientes: Ligadas à ausência da mãe/cuidados substitutivos -> Doenças de carência afetiva.