SóProvas


ID
4116523
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É atribuição privativa do assistente social a elaboração de projetos na área de Serviço Social que devem possuir, dentre seus elementos constitutivos, a indicação de mecanismos de controle social.
Esses mecanismos se expressam a partir de

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    [...]Por fim, é necessário que o projeto indique os mecanismos de controle social de seu trabalho, como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido no trabalho será potencializado. Um projeto de trabalho deve preocupar-se com que todo o conhecimento produzido seja um elemento que realimente novos projetos e que ofereça elementos de reforço à população usuária, na sua organização por ampliação de direitos sociais. 

    Artigo: Formulação de projeto de trabalho profissional .Berenice Rojas Couto. Livro CFESS/2009

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/429f4p9h466ylSR97U4f.pdf

  • Conforme Couto (2009), para que o/a assistente social possa ter o projeto de trabalho como estratégia de reconhecimento profissional, o projeto deve ser escrito, não pode estar apenas na cabeça do profissional, a sua materialização é fundamental, portanto, é necessário que ele possa ser acessado, acompanhado e entendido. Nesse processo, a autora explicita elementos fundamentais que devem ser abordados em um projeto de trabalho. Assim, o enfoque dado aos mecanismos de controle social do trabalho do/a assistente social se expressam a partir de indicação de como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido com o trabalho profissional será potencializado, como exposto na alternativa C.

    Desse modo, as alternativas:

    A, B e D – Incorretas. As alternativas estão incorretas pois não tratam de mecanismos de controle social do trabalho do/a assistente social.

    C – Correta. indicação de como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido com o trabalho profissional será potencializado. De acordo com Couto (2009) é necessário que o projeto indique os mecanismos de controle social de seu trabalho, como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido no trabalho será potencializado. Um projeto de trabalho deve preocupar-se com que todo o conhecimento produzido seja um elemento que realimente novos projetos e que ofereça elementos de reforço à população usuária, na sua organização por ampliação de direitos sociais (COUTO, p. 8, 2009).

    Gabarito: C

    Referência:

    COUTO, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional. In: Serviço Social: Direitos e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.