SóProvas


ID
4119718
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Clara do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Influenza sazonal é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Sabendo que o vírus influenza pertence à família Orthomyxoviridae, possui RNA de hélice única e se subdivide em três tipos antigenicamente distintos: A, B e C, assinale a alternativa correta referente aos tipos virais da infecção.

Alternativas
Comentários
  • Existem três tipos de vírus Influenza circulando no Brasil: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na Saúde Pública e não estando relacionado com epidemias. Já os vírus da Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas pandemias que ocorrem de tempos em tempos. A vacina contra a gripe ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra as Influenzas A e B.

  • O vírus tipo B sofre menos variações antigênicas e, por isso, está associado com epidemias mais localizadas.

    O vírus tipo C é antigenicamente estável, provoca doença subclínica e não ocasiona epidemias, motivo pelo qual merece menos destaque em saúde pública.

    Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C.

    Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana, sendo os principais causadores das epidemias anuais.

    O Influenza A é essencialmente um vírus das aves que se adapta ocasionalmente aos humanos podendo causar pandemias (isto é, epidemias que se propagam ao mundo todo).

    Os vírus B e C infetam apenas humanos.

    O influenza B é responsável por surtos localizados em pequenas comunidades (por exemplo, em escolas).

    As principais complicações são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país.

    b) Agente etiológico: o vírus influenza, RNA, que se subdivide em três tipos: A,B e C.

    c) Período de incubação: em geral, de 1 a 4 dias

    e) A suscetibilidade é geral. 

  • Os vírus B é exclusiva humanos e o vírus C humanos e suínos.