SóProvas


ID
4119730
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Clara do Sul - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O controle da pressão arterial é fator primordial na gestação, podendo este fato levar a óbito a gestante e o bebê. Assinale a alternativa correta sobre o conceito de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na gestação.

Alternativas
Comentários
  • Conceitua-se hipertensão arterial na gestação:

    1. A observação de níveis tensionais iguais ou maiores que 140 mmHg de pressão sistólica, e iguais ou maiores que 90 mmHg de pressão diastólica, mantidos em duas ocasiões e resguardado intervalo de quatro horas entre as medidas. Esse conceito é mais simples e preciso;

    2. O aumento de 30 mmHg ou mais na pressão sistólica (máxima) e/ou de 15 mmHg ou mais na pressão diastólica (mínima), em relação aos níveis tensionais pré-gestacionais e/ou conhecidos até a 16ª semana de gestação. É um conceito que foi muito utilizado no passado e ainda é utilizado por alguns, entretanto apresenta alto índice de falso positivo, sendo bem utilizado como sinal de alerta e para agendamento de controles mais próximos;

    3. A presença de pressão arterial diastólica ≥ 110 mmHg em uma única oportunidade ou aferição.

    Os níveis tensionais alterados devem ser confirmados em pelo menos duas medidas, estando a gestante em repouso.

    As pacientes com hipertensão diastólica antes da gestação deverão ser consideradas de risco e encaminhadas ao pré-natal de alto risco.

    O acompanhamento da PA deve ser avaliado em conjunto com o ganho súbito de peso e/ou presença de edema, principalmente a partir da 24ª semana. Mulheres com ganho de peso superior a 500 g por semana, mesmo sem aumento da pressão arterial, devem ter seus retornos antecipados, considerando maior risco de pré-eclâmpsia.