SóProvas


ID
4121062
Banca
Exército
Órgão
CMR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um carrapato (ou carraça), pertence à ordem Acari, encontra-se difundido em diversas regiões do planeta, principalmente em fazendas, pois o seu principal hospedeiro são os animais. É um dos principais vetores de muitas doenças causadas por vírus, bactérias e protozoários. As fêmeas adultas podem atingir até 11 milímetros de comprimento, e os machos adultos podem atingir até 3,5 milímetros de comprimento.

Suponha que seja formada uma fileira por carrapatos dessa espécie, um atrás do outro, todos adultos com comprimento máximo, e que cada macho esteja localizado entre duas fêmeas. Qual a quantidade máxima de fêmeas necessária para ocupar essa fila, num intervalo de dois metros?

Alternativas
Comentários
  • ótima questão, "meio viajado" o contexto, mas a ideia é boa, eis a equação:

    converti em metros, prefiro trabalhar com os números pequenos que com os grandes, efeito psicológico:

    seja x a quantidade de fêmeas na fila, a quantidade de macho nessa mesma fila será (x-1),uma vez que os machos devem estar ENTRE as fêmeas, teste vc mesmo: FMFMFMFMFMF 6 Fêmeas, 5 Machos, não importa o tamanho da fila, atendendo a essa condição, o padrão permanece.

    Assim, se multiplicarmos o tamanho da fêmea , que é 0,011 m pela quantidade de fêmeas, que é x, e somarmos isso à quantidade de machos , que é (x-1) multiplicado pelo tamanho do macho, que é 0,0035, e em seguida igualarmos esse total ao tamanho da fila, que é de 2 metros, achamos nossa equação:

    0,011x + 0,0035(x-1) = 2 TUDO EM METROS, portanto não precisa converter mais nada. Resolva.