-
A - a pressão arterial quando estou em repouso ele não tem como aumentar. errado.
B - em repouso não tem como aumentar o debito cardiaco. errado
C - durante a atividade fisica aerobica o debito cardiao ele aumenta. errado
D - o ventriculo esquerdo é quem ejeta o sangue, então se aumentou o debito cardíaco, não vai diminuir a cavidade. ERRADO
E - essa é a potencia maxima aerobica. CERTO.
-
O corpo humano, como qualquer máquina, necessita de energia para funcionar, energia essa gerada pela utilização de moléculas de oxigênio. Assim, quando nosso músculo entra em atividade (por exemplo, durante uma corrida), existe aumento da utilização de oxigênio, que pode ser avaliado por meio do VO2. Em geral, o VO2 de repouso é em torno de 3,5 ml/kg/min, podendo atingir valores de até 60-70 ml/kg/min no final de um exercício máximo. Em atletas de elite, até 70-80 ml/kg/min ou 5 l/min . (O VO2 pode ser expresso em unidades de litros por minuto (l/min) ou em relação ao peso corporal (ml/kg/min)). Esse consumo muscular de oxigênio depende do funcionamento adequado do sistema respiratório (troca gasosa pulmonar), do sistema cardiovascular (bombeamento de sangue rico em oxigênio para a musculatura em atividade) e do muscular. Qualquer problema nessas “engrenagens” resultará na diminuição da capacidade ao exercício e na diminuição do consumo de oxigênio (VO2).
-
CONCEITO DE VO2 = CAPACIDADE QUE O INDIVIDUO TEM DE ABSORVER O AR ATMOSFÉRICO NOS ALVEOLOS PULMONARES, FAZER HEMATOSE,TRANSPORTAR O O2 NO SANGUE E CONSUMIR NAS MITOCONDRIAS POR UNIDADE DE TEMPO.
-
Gabarito: E
O treinamento aeróbio voltada à estimulação da capacidade aeróbia, produz algumas respostas agudas e adaptações crônicas.
1) Uma maior eficiência do diafragma, com uma menor resistência;
2) aumento o Nº de hemácias, haja vista o maior produção, captação e utilização do O2;
3) Aumento da angiogênese;
4) mitocôndria: aumenta não so em tamanho, mas também em numero;
Fatores que são substanciais para uma maior potencia aeróbia do individuo praticante de exercícios aeróbios.
Ademais, saliento que indivíduos devidamente treinados, sobretudo atletas de perfomance, possuem uma hipertrofia ventricular esquerda (hipertrofia excêntrica), culminando, dessa forma, em um coração mais eficiente contribuindo para uma volume de ejeção eficiente.