SóProvas


ID
4123858
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É inegável que a riqueza de abordagens presentes na literatura europeia e norte-americana, especializada no estudo da cartografia histórica, muito tem contribuído para esse despertar. Entretanto, imputar-lhe total responsabilidade pelo fascínio que mapas e cartas antigas têm exercido sobre uma fração significativa dos estudiosos das ciências humanas, para ficarmos apenas neste campo do saber cientifico, equivaleria a desprezar a força de variáveis sócio-políticas e culturais no processo de valorização deste objeto de análise que, em muitos casos, também nos apresenta como uma fonte de pesquisa histórica extremamente fértil.

[Maria Eliza Linhares Borges. Cartografia, poder e imaginário: cartográfica portuguesa e terras de além-mar. Em Lana Mara de Castro Siman e Thais Nívia de Lima e Fonseca (org). Inaugurando a História e construindo a nação. Discursos e imagens no ensino de História, 2001]


De acordo com o excerto, a cartografia histórica é

Alternativas
Comentários
  • A cartografia é, ao que tudo indicam estudos, mais antiga do que a escrita. Comunidades da chamada pré-história eram ágrafas mas, capazes de elaborar mapas. Mapas esses que, às vezes, podiam significar a diferença entre viver e morrer, na medida em que apontavam perigos e locais de água, caça e coleta. É interessante a observação de viajantes por lugares remotos e geograficamente distantes da “civilização" que, quando perguntam sobre direção e caminhos, normalmente são informados a partir de desenhos feitos no chão, complementados com pedrinhas e varetas. Ou seja, mapas! 

    Daí pode-se inferir que a proposição clássica de que “uma imagem vale mais do que mil palavras" tem na cartografia um exemplo fundamental e antiquíssimo. E, a cartografia histórica “analisa o surgimento e a dinâmica da atual configuração dos territórios, por meio de suas representações espaciais ao longo do tempo. [..] Ela permite aos pesquisadores conhecer no tempo, a constituição do espaço geográfico e histórico de uma determinada sociedade" (Laboratório de Geoprocessamento da UFC, Copyright © 2014, Labocart). 

    O trecho apresentado na entrada da questão é um pouco confuso. Mas, o que pretende é destacar a importância da cartografia com elemento constitutivo do trabalho com História. E, uma das alternativas destaca uma ideia correta acerca do trecho 

    A) INCORRETA- A ideia de “neutralidade" da história ou da cartografia é falsa. Não há produção científica neutra, na medida em que o ator da ciência é o ser humano, inserido em um contexto histórico específico. 

    B) INCORRETA- a afirmativa pode ser considerada correta em sua primeira parte. Porém, torna-se falsa quando afirma que a cartografia visa “tentar impor uma narrativa desprovida de contexto." Ao contrário, a cartografia está inserida em determinado contexto  sendo por ele influenciada.

    C) CORRETA - De fato, a linguagem da cartografia deve ser valorizada e ampliada porquanto ser produzida em contextos problematizados por historiadores. Essa deve ser a função fundamental da cartografia histórica. 

    D) INCORRETA - A cartografia histórica tem especificidade e não é apenas um “ auxiliar" da História. 

    E) INCORRETA- A afirmativa não só é, em parte, contraditória em relação ao que é apresentado no trecho, como também a cartografia não é elemento apenas de “contraposição à história tradicional" .
    Gabarito do Professor: Letra C.