SóProvas


ID
4123885
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente Brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado [...] os termos “negros da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro para designar os indígenas enquanto verdadeiros habitantes da terra.

[Stuart B. Schwartz, “Gente da terra braziliense da nasção”. Pensando o Brasil: a construção de um povo. Em Carlos Guilherme Mota (org). A experiência brasileira. Formação: histórias, 2000]


O uso dos termos “negros da terra” e “índios” para a designação dos indígenas, segundo Stuart Schwartz, tem relação com

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     [...] os termos “negros da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro para designar os indígenas enquanto verdadeiros habitantes da terra.

    Bons estudos.

  • Negros da terra era como os portugueses apelidavam os escravos indígenas no Brasil.

    A palavra "preto" aparece no século X e designa uma pessoa de pele escura, mais particularmente originária da África subsariana. A palavra "negro" passa a ser adotada no século XV com a escravização de africanos pelos espanhóis. Por isso, o principal conceito da palavra negro era, por conseguinte, "escravo".

  • O Estado Português tinha por premissa que a escravidão indígena somente poderia ser realizada através de uma guerra justa, na qual o indígena perdesse e, dessa forma, seria autorizada a sua escravização. 
    Porém, os nativos da terra possuíam um conhecimento do espaço que os portugueses não possuíam o que era uma vantagem para não serem capturados. Outro empecilho para a escravização dos indígenas eram os padres jesuítas que entendiam que os indígenas precisavam ser catequizados . Os nativos possuíam alma e torná-los cativos seria um pecado. Esta é uma das razões pela qual Portugal passou a trazer mão de obra negra africana para seguir com o uso de mão de obra cativa ,que era a força motriz de sua unidade produtora. 
    O candidato para responder esta questão precisa ter o conhecimento prévio sobre o período pré colonial e o uso da mão de obra indígena e africana na extração de pau brasil e plantação de cana de açúcar. 

    A) INCORRETA - A capacidade produtiva indígena estava diretamente relacionada com a necessidade de consumo e sustentabilidade da sua aldeia. Não tinha caráter mercantil. 

    B) CORRETA – Os portugueses começaram a utilizar os nativos da América portuguesa, como mão de obra para a extração de pau brasil. Assim, tal como os negros escravizados na África, os habitantes escravizados na América portuguesa eram chamados de negros da terra. Já o termo “índio" foi utilizado por Cristóvão Colombo, por haver acreditado que tinha chegado nas Índias 

    C) INCORRETA - Os índios começaram a ser educados na língua portuguesa após a chegada dos jesuítas, que tinham por objetivo catequizar os nativos da terra e zelar pela Igreja instalada no Atlântico Sul. 

    D) INCORRETA - A educação dada pelos jesuítas aos indígenas tinha por objetivo a sua catequização e à obediência e submissão, por que essa era a vontade de Deus, segundo a sociedade europeia em estamentos típica da época. 

    E) INCORRETA – Os indígenas possuíam a lógica extrativista para o consumo e sustentabilidade da sua aldeia. O consumo com a ótica mercantilista de acúmulo de riquezas era motivo de oposição com relação à função do trabalho produtivo entre portugueses e indígenas. São visões opostas. 


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Nada a ver essa questão, pergunta uma coisa e quer saber outra.. Porém, indo por eliminação chega ao resultado.

  • O índios eram vistos como os verdadeiros habitantes da terra, segundo relata a historiadora, no entanto, é importante destacar também que esses habitantes tinham um status econômico - eram considerados pessoas inferiores, incivilizadas, e jurídico - era proibida a escravidão dos índios haja vista que a Igreja embora enxergam-nos como selvagens, acreditavam que tinham alma, diferentes dos negros africanos.

    Gabarito B

  • "Negros da terra" = Escravos nativos da terra = Status que ocupavam

  • O negro/ indígenas eram vistos como uma mercadoria ou seja de valor econômico para a metrópole. O lucro do comercio de escravos as vezes era maior do que a própria mão de obra.

  • "...Designar os indígenas enquanto verdadeiros habitante da terra."

    Com isso, podemos concluir que eles eram nativos da terra e por serem chamados de "negros da terra" isso nos remete à economia, status.

    Letra B

    APMBB

  • A - incorreta. Os habitantes são indiferenciados e não o território na visão dos português (território este ainda inexplorado)

    B - incorreta. Em nenhum momento no texto cita-se uma ancestralidade

    C - correta. Por alguns elementos contidos no texto, é notável que os europeus se achavam superior aos índios.

    D - incorreta, durante a época medieval essas designações para os índios não eram o destaque.

    E - incorreta. O texto indica que começou a denominação de “índios” por esses não terem status de riqueza

  • kkkkkkkkkkkkkk