SóProvas


ID
4123903
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas histórias da colonização, de modo geral, opõe-se o caso de Portugal, com suas feitorias, ao da Espanha, dotada de um verdadeiro império territorial. A oposição, sem dúvida, pode ter existido, mas falta a verdadeira explicação, pois no Brasil foi de fato um império territorial que os portugueses erigiram.

(Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX)


A “verdadeira explicação”, para Marc Ferro, consiste em

Alternativas
Comentários
  • No começo eu não entendi nada. No final parecia q tava no começo KKKK

  • Resposta letra A: reconhecer que no Brasil os conquistadores enfrentaram tribos dispersas e, na África negra, os povos do Mali e do Congo, por exemplo, impediram a instalação dos portugueses.

  • acertei,pois fui na menos errada

  • questão confusa kkkk

  • A- reconhecer que no Brasil os conquistadores enfrentaram tribos dispersas e, na África negra, os povos do Mali e do Congo, por exemplo, impediram a instalação dos portugueses.

    Correto, pois Portugal era de longe uma das maiores potências europeias no quesito exploração marítima, Desse modo Portugal encontrava-se com adversidades em continentes que havia exploração, devido os povos nativos daquela região

  • A expansão colonial portuguesa de orientação mercantilista teve por objetivo a acumulação de riquezas para a manutenção da balança comercial superavitária. O foco inicial foi a Rota das Índias Orientais, pois o comércio das especiarias e dos produtos asiáticos gerava mais riquezas no início do século XV. Através da Rota Oriental, outros caminhos e territórios foram estabelecidos. Quando os lucros derivados do comércio asiático começaram a decair, Portugal passou a dedicar seus esforços também em outros territórios que possuíam riscos menores em sua exploração e assim começou o processo de colonização do território ultramarino do Atlântico Sul. 
    A exploração do pau brasil foi a primeira atividade que propiciou lucro mas, o processo de colonização efetivo está relacionado com a introdução da monocultura de exploração da cana de açúcar a partir do segundo quartel do século XVI. 
    Uma das alternativas indica a interpretação do texto de Marc Ferro. 

    A) CORRETA – O território ultramarino do Atlântico Sul, Brasil, possui dimensões continentais e era ocupado por diferentes etnias espalhados pelo espaço. Os Reinos do Mali e do Congo possuíam uma estrutura social, econômica e política forte o suficiente para resistir à pressão dos portugueses. Isso impediu que houvesse a instalação que conseguiram no Brasil. 

    B) INCORRETA - O Estado Português utilizando-se da experiência de produção de cana de açúcar nas Ilhas da Madeira e dos Açores implementou a monocultura de cana de açúcar no território ultramarino do Atlântico Sul. 

    C) INCORRETA – A motivação para a Expansão Marítima Comercial foi chegar às Índias com o objetivo de ter acesso as especiarias e aos produtos asiáticos de forma geral, sem os intermediários do Mediterrâneo. A prioridade da Coroa Portuguesa era acumular riquezas e, no século XV, o que propiciava isso era o comércio oriental. Com a decadência do comércio da Rota das Índias Orientais iniciou-se o processo de colonização do Brasil. 

    D) INCORRETA – De acordo com a perspectiva econômica, Portugal seguia a lógica mercantilista. A motivação da busca por territórios ultramarinos era para o acúmulo de riquezas e metais preciosos. Os portugueses ao chegar ao Atlântico Sul e, por não encontrar metais preciosos, preferiu privilegiar o comércio asiático que era mais lucrativo a época.  

    E) INCORRETA - A exploração colonial portuguesa tem, por fundamento, a lógica mercantilista principal que é a acumulação de riquezas simbolizadas por metais preciosos. Portugal privilegiou o comércio com produtos e especiarias asiáticas em detrimento da colonização da América Portuguesa. Quando começou a crise do comércio oriental, Portugal iniciou a plantação da monocultura da cana de açúcar no Atlântico Sul, já que o açúcar era um produto com alto valor de revenda no mercado internacional. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Gabarito A

    B) apreender as características do Estado português desde o século XIV, no qual a decisiva dependência do poder econômico da burguesia o obrigava a fazer investimentos voltados à produção de manufaturas. -> Errado, nessa época, o Estado português não dependia da burguesia, mas era aliada a ela. E a burguesia não obrigava o Estado a investimentos em manufaturas, muito pelo contrário, o Estado usava a burguesia para construir os pilares do seu império colonial, a política de capitanias era basicamente essa: oferecer a iniciativa privada as bases para a construção da civilização, tarefa da qual o Estado português sozinho era incapaz.

    C) perceber a prioridade da Coroa portuguesa oferecida aos seus domínios ultramarinos, que se materializava em transferir a maior parte da população rural do país para tais domínios. -> Errado, a maioria dos portugueses ficavam no seu país, somente alguns desejavam se aventurar e na maioria das vezes eram sempre os burgueses que tinham o objetivo de utilizar o "Brasil" somente para enriquecer-se e depois se mandar.

    D) dimensionar que a construção de um imenso império colonial foi motivada por uma leitura religiosa da realidade e, assim, o que mais interessada aos portugueses era converter os nativos ao cristianismo.-> Errado, o que mais interessava aos portugueses era a exploração de excedentes econômicos. O objetivo principal da colonização era utiliza-la como fonte de riqueza para o desenvolvimento da metrópole.

    E) Compreender a essência da exploração colonial portuguesa, caracterizada pelos investimentos em atividades agroindustriais e com forte aversão às trocas mercantis e à busca de metais preciosos. -> Errado, não existia aversão as trocas mercantis e muito menos a busca de metais preciosos. Pelo contrário, o sistema econômico da época tinha entre suas características o protecionismo ligado ao acúmulo de metais preciosos.

    Fonte: sou graduado em História, portanto a questão traz a tona temas das quais eu já estudei na graduação e nas aulas que leciono, mas se quiser se aprofundar mais em história do Brasil, principalmente esse período, recomendo a leitura dos Livros de Boris Fausto, Caio Prado Junior, Sérgio Buarque de Holanda e Lilia Moritz Schawarcz.

  • Questão muito confusa pois é retirada de um livro especifico da banca. Bem complicada pois cada autor pode retratar a história de acordo com seu ponto de vista.

  • Nunca ouvi fala sobre esse assunto