SóProvas


ID
4123909
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os resultados mais duradouros deste despertar histórico se deram no campo da documentação e da técnica histórica. Colecionar relíquias do passado, escritas ou não, se transformou em uma paixão universal. Talvez, em parte, fosse uma tentativa de salvaguardá-la contra os ataques do presente, embora o nacionalismo provavelmente fosse seu mais importante estímulo: em nações até então adormecidas, os historiadores, os lexicógrafos e os colecionadores de canções folclóricas foram muitas vezes os verdadeiros fundadores da consciência nacional.

(Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848, 1995)


Segundo Eric Hobsbawm, as lutas sociais em parte dos séculos XVIII e XIX

Alternativas
Comentários
  • A- não há como isolar a história

    B- não foram superadas pelo discurso cientifico

    C- não estão superdimensionadas

    D não há ruptura da história com a ciência social

    E- Correta

  • O trecho da obra de Hobsbawm trata essencialmente dos mecanismos de construção do nacionalismo na Europa nos séculos XVIII e XIX. Esta é uma das questões em pauta no livro “ Era das Revoluções". Estas são as revoluções burguesas que constroem o mundo Liberal , que se mantém até a Primeira Guerra Mundial. Este e outros livros de Hobsbawm como “Era do Capital" , “ Era dos Impérios" e “ Era dos Extremos" são considerados basilares para a compreensão do processo histórico do mundo ocidental, desde o século XVIII até o final do século XX. 
    A questão proposta, no entanto, não se refere ao nacionalismo enquanto tal mas às modificações ocorridas no trabalho dos historiadores no momento da “ Era das Revoluções". Portanto, além do conhecimento acerca do período citado é preciso conhecimento de Teoria de História . Sobre o tema, as publicações de Francisco José Calazans Falcon fornecem subsídios importantes : Estudos de teoria de História e Historiografia , em vários volumes.
    Em uma das alternativas está indicado um efeito das lutas sociais da Era das Revoluções no estudo de História. 
    A) INCORRETA- O trabalho com História não pode ser isolado das outras áreas do conhecimento, apesar de poder apresentar algum tipo de postura crítica. 
    B) INCORRETA- As lutas sociais não são “superadas" pelo “alinhamento do discurso científico". 
    C) INCORRETA- O discurso histórico dialoga, ao invés de ser refratário, com o discurso de outras ciências sociais 
    D) INCORRETA- História não rompe com outras ciências sociais 
    E) CORRETA- A Era das revoluções incorpora também uma revolução na maneira de se fazer ciência, trazendo uma maior inserção da História no âmbito das ciências sociais. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Analisei a questão de uma forma geral, e achei a resposta em 15 segundo, é só ler a referência: (Eric Hobsbawm, A era das revoluções – 1789-1848, 1995)...A primeira em 1789 foi a Revolução Francesa, queda da bastilha, guilhotina e por ai vai, e depois vem outras como a revolução industrial, e por ai foram várias, quem souber de todas comenta ai haha, vamos crescer juntos em conhecimento.

    Gabarito letra E