SóProvas


ID
4123912
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Essa instabilidade era igualmente evidente para os EUA, protetores do status quo global que a identificavam com o comunismo soviético, ou pelo menos a encaravam como uma vantagem permanente e potencial para o outro lado na grande luta global pela supremacia.

(Eric Hobsbawm, Era dos extremos – O breve século XX – 1914-1991, 1995)


O excerto traz referências ao contexto

Alternativas
Comentários
  • B - da Guerra Fria, na qual as ações e estratégias consideravam o chamado terceiro mundo como elemento central nessa disputa, razão pela qual, uma série de golpes e revoluções, ocorreu em quase todos os países terceiro mundistas.

    Os países de terceiro mundo eram muito influentes para os dois polos mundiais, EUA, URSS, pois eram considerados zonas de influências para propagar a ideologia Capitalista ou Socialista. Isso explica os constantes financiamentos, por meio de baixos juros, e ajuda militar a esses países. Plano Marshall e Comecon(ajuda econômica), Pacto de Varsóvia e Otan (Ajuda militar)

  • O trecho foi retirado da obra de Hobsbawm que trata essencialmente do século XX, a “Era dos Extremos- o breve século XX". Este e outros livros de Hobsbawm como “ Era das Revoluções" “Era do Capital" , e “ Era dos Impérios" são considerados basilares para a compreensão do processo histórico do mundo ocidental, desde o século XVIII até o final do século XX O trecho escolhido não tem uma localização temporal clara, podendo ser associado a vários momentos da história do século XX. 
    É preciso atenção a detalhes específicos, como a citação do “ comunismo soviético" e “luta global pela supremacia" pois são as que dão indicação a que processo histórico do século XX Hobsbawm se refere.
    A) INCORRETA- A disputa neoliberal entre EUA e China caracteriza o momento presente e não há a intermediação clara dos russos. 
    B) CORRETA- O trecho se refere ao processo de Guerra Fria, que leva à interferência tanto de EUA quanto da URSS em questões do chamado Terceiro Mundo, em busca da hegemonia global 
    C) INCORRETA- O Pacto de Moncloa refere-se a acordos econômicos e políticos durante o processo de transição da Espanha para a democracia após a morte de Franco, na década de 1970. Não se refere ao trecho transcrito. 
    D) INCORRETA- O trecho não se refere à América Latina e ela não esteve em sua totalidade alinhada com EUA após a Revolução Cubana de 1959.
    E) INCORRETA- Além do trecho não se referir ao Brasil, a ditadura de 1964 a 1984 aliou-se aos EUA em sua luta contra “ os braços nacionais do comunismo internacional", em franca oposição à URSS e Cuba 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Com relação as revoluções e golpes no países do terceiro mundo, está relacionado com a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã, as quais marcaram a Guerra Fria.

  • GABARITO B

    Da Guerra Fria, na qual as ações e estratégias consideravam o chamado terceiro mundo como elemento central nessa disputa, razão pela qual, uma série de golpes e revoluções, ocorreu em quase todos os países terceiro mundistas.

    FORÇA E HORNA.

  • O texto apresentado fala de uma luta global pela supremacia entre duas potências: os Estados Unidos e a União Soviética. Esse conflito que não teve desdobramentos diretos entre os dois países foi o que caracterizou a Guerra Fria, conforme disposto na alternativa B.

    Resposta: B

  • Gabarito: B

    A Guerra Fria gerou um conflito de interesses entre EUA e URSS, que por sua vez resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc.

    Resumo esquematizado de todo edital PM-SP:

    https://go.hotmart.com/P62569527M

  • GAB-B

    da Guerra Fria, na qual as ações e estratégias consideravam o chamado terceiro mundo como elemento central nessa disputa, razão pela qual, uma série de golpes e revoluções, ocorreu em quase todos os países terceiro mundistas.

    Se nada der certo hoje, batalhe para dar certo amanhã.

    ESTUDEM, ESTUDEM.