SóProvas


ID
4124827
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana, o que não contradiz a unidade nacional de uma língua. A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo (temático) e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua – recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais –, mas também, e sobretudo, por sua construção composicional. Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional) fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação. Qualquer enunciado considerado isoladamente é, claro, individual, mas cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados. (Bakhtin, 1992)

Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    simples-complexo.

    Os gêneros são desenvolvidos em função da complexidade da sociedade. Assim, quanto mais complexas as sociedades, mais gêneros há. O gênero primário é o diálogo face a face. O gênero secundário é a escrita (carta e romance , que por sua vez, são primários do romance epistolar).

  • onde está o texto referência ?

  • Qconcursos, coloquem o texto por favor!

  • Questão estritamente específica para professores de português.
  • A questão é simples. Porém, até o enunciado exige uma certa interpretação. Vejamos:

    O enunciado diz "Em conformidade com o pensamento de Bakhtin, a diferença entre gênero primário e gênero secundário é definida pela relação...". No que diz respeito a gênero primário e secundário podemos entender que ou são gêneros em sequência ou que um compõe o outro. Mas o próprio enunciado nos informa para observar uma relação e, ao ler o texto, percebe-se uma relação de composição entre elementos e enunciado.

    No trecho "A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos), concretos e únicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana.", o que é verbalizado e escrito é concreto e único, ou seja, simplesmente é aquilo que deve ser, não há complexidade em sua forma.

    Já no trecho "Estes três elementos (conteúdo temático, estilo e construção composicional) fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles são marcados pela especificidade de uma esfera de comunicação.", essa junção de elementos é o que se aplica na construção de um enunciado, que, como mencionado antes, é simples. Agora, os elementos que o compõe denotam uma complexidade, pois são coisas variáveis, diferenciadas por cada esfera de comunicação e não possuem forma única.

    Alternativa A (simples-complexo).

  • "A utilização da língua efetua-se em forma de enunciados (orais e escritos).

    *Questão nível auditor. Porém, quem recebeu revelação divina acertou. Mas há um pulo do gato nela.

    Vamos a dois exemplos.

    1 - Quando eu falo: o probrema é de toda turma.

    Comentários: Observe que, apesar dos gramáticos não gostarem, na fala, é comum e aceitável falar conforme acima. Ou seja, falar é bem mais simples do que escrever, pois não exige muito rigor do uso da língua portuguesa.

    2 - Quando escrevo: "Aprovada pela ONU em 1.948, a Carta Universal dos Direitos Humanos garante a todos os direito a saúde e ao bem-estar social a todos os indivíduos. Conquanto, a violência em face dos jovens negros impossibilita que essa parte da população desfrute desse direito universal na prática".

    Comentários: Observe que, além de iniciar com conhecimento histórico e de data, observe o uso do argumentador e concordância entre os termos. Ou seja, escrevem conforme a norma padrão é muito mais complicado mesmo.