a) O artesanato, primeira etapa de transformação de matérias-primas em produto acabado, tradicionalmente, é socializado, caracterizando uma divisão do trabalho.
o artesanato é marcado pela ausência de divisão do trabalho
b) As indústrias de bens de capital têm saído das áreas mais industrializadas, porque são mais numerosas e, geralmente, instalam-se próximas aos locais fornecedores de matérias-primas.
As indústria de bens de capital também são denominadas de INDÚSTRIA DE BASE, elas não são mais numerosas em relação as outras.
c) A indústria nacional, nas primeiras décadas do século passado, já era autossuficiente em utensílios domésticos, produtos têxteis, louças e materiais de construção, entre outros.
a industrialização brasileira inicia na década de 30 (início do século XX), Getúlio Vargas investiu inicialmente na Indústria de base, a Indústria de bens de consumo duráveis se consolida no governo de JK.
d) A chegada da indústria moderna, no Brasil, e a formação de uma economia de mercado foram essenciais para a criação de uma nova sociedade, em uma nova organização espacial.
Indústria moderna é aquela que surgiu na Europa (primeiramente na Inglaterra) durante a Revolução Industrial do século XVIII. É o último e mais avançado estágio do processo industrial, pois possui a capacidade de transformar matéria-prima em produtos elaborados (industrializados) com a utilização de máquinas.
Para Brasil, esta indústria moderna advém no final do segundo reinado, a lucratividade do café foi importante capital de investimento na indústria, nesta época temos a troca da mão-de-obra escrava pela assalariada vinda dos imigrantes europeus.
e) A geografia da indústria automobilística do Brasil se caracteriza pela concentração nas regiões centrais do país devido à falta, nas demais regiões, de mão de obra qualificada, de mercado consumidor e de matérias-primas
O Brasil está passando pelo processo de desconcentração Industrial, em que as indústria se deslocam em direção ao interior devido aos incentivos fiscais e mão-de-obra barata