-
Gab a) operacionais ou de investimentos.
-
De acordo com o IASB¹ por não haver um consenso, os juros, dividendos e juros sobre capital próprio, pagos e recebidos, podem ser classificados como atividades operacionais ou de financiamento.
Porém, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) recomenda que as entidades classifiquem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital próprio recebidos como atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre capital próprio pagos como atividades de financiamento.
Caso optem por uma classificação alternativa, devem evidenciar o fato por meio de nota explicativa.
-
Mais fácil de entender na forma de exemplo:
1) Imagine uma gestora de fundos: os dividendos são parte de sua receita operacional (atividade principal), logo entram em fluxo operacional
2) Imagine uma rede de concessionárias de automóveis que comprou participação em uma outra rede para garantir futura expansão territorial, ou seja, tal investimento (aquisição de instrumentos patrimoniais) não é a sua atividade principal, logo, classificam-se as receitas de dividendos como caixa gerado por atividade de investimento.
-
CPC Encoraja:
Pagamento: financiamento
Dividendos
Recebimento: operacional
Mas temos a alternativa de:
Pagamento: operacional
Dividendos
Recebimento: investimento
Sendo assim, os dividendos recebidos podem ser classificados na Demonstração do Fluxo de Caixa nas atividades operacional ou de investimento.
-
Segundo o item 33 do Pronunciamento Técnico CPC 03 os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos são comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituições financeiras. Todavia, não há consenso sobre a classificação desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, porque são custos de obtenção de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos.
O item 34 do CPC 03, por sua vez, diz que os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento porque são custos da obtenção de recursos financeiros. Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital próprio pagos podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, a fim de auxiliar os usuários a determinar a capacidade de a entidade pagar dividendos e juros sobre o capital próprio utilizando os fluxos de caixa operacionais.
Com isso, correta a alternativa D.